Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 17/05/2001 - 14h04 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A frente fria que estava atuando ontem no Estado, hoje desloca-se para o norte, mas ainda deixa o céu com muitas nuvens nas cidades que fazem divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O final de semana terá predomínio de sol em todas as regiões, devido à atuação de uma massa de ar seco e frio no Estado. Os ventos frios soprando do quadrante sul deixam as temperaturas amenas.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 17
A quinta-feira será de predomínio de sol entre nuvens na maior parte do Estado. O centro de baixa pressão atuando no litoral da região Sul do país deixa os ventos variando de fracos a moderados, principalmente na faixa leste do Estado, e aumentam a sensação térmica de frio.

Sexta-feira, dia 18
O centro de baixa pressão se intensifica no mar e deixa os ventos variando de intensidade fraca a moderada, na faixa que vai do litoral até o centro do Estado, na região de Campinas e Bauru. Além disso, a baixa pressão causa agitação marítima, principalmente no litoral norte, porém com baixa probabilidade de ocorrência de ressacas. O sol predomina na maior parte do Estado, devido à presença da massa de ar seco.

Sábado, dia 19
O sábado começa com nevoeiros em toda a faixa que vai de Praia Grande a Ubatuba. No decorrer do dia, as condições de tempo variam entre predomínio de sol a períodos de maior nebulosidade em todo Estado. No final da tarde, os ventos úmidos provenientes do mar, causam aumento de nuvens e chuviscos na faixa leste. Os termômetros não passam dos 22ºC no litoral e 16ºC em Campos do Jordão.

Domingo, dia 20
A massa de ar seco atuando no Estado ganha força e impede a formação de nuvens, fazendo com que o sol predomine. As temperaturas entram em gradativa elevação no decorrer do dia. No final da tarde, as nuvens aumentam na faixa litorânea, porém não há previsão de chuvas significativas.

Segunda, dia 21
A semana começa com tempo aberto na maior parte do Estado. No litoral, as nuvens aparecem mais, devido aos ventos úmidos provenientes do mar. Os modelos numéricos de tempo não indicam a ocorrência de chuvas significativas.

Estael Elisabete Kems Sias – Meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto – Capitão PM – Encarregado do CGE