Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 20/02/2001 - 13h39 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
As imagens de satélite mostram uma extensa banda de nebulosidade que se estende deste o Paraná pelo interior do País até o oeste do Amazonas. Essa nebulosidade está associada a presença de um sistema frontal semi-estacionário no Paraná e áreas de instabilidade no Centro-Oeste, para onde converge boa parte da umidade proveniente da Amazônia. Por este motivo, as chuvas de maior intensidade são previstas para o Sul do Brasil. Os modelos numéricos não indicam a passagem de nenhuma frente fria por São Paulo nos próximos dias e o Estado permanece sob influência de uma massa de ar tropical, responsável pelas temperaturas elevadas e as típicas chuvas de verão nas tardes.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 20
Há previsão de chuvas fortes para a divisa de São Paulo com o Paraná devido a permanência de um sistema frontal semi-estacionário na região. Para a faixa leste do Estado – Grande São Paulo e Vale do Paraíba – são previstas pancadas isoladas de chuva que se deslocam para o Litoral entre o final da tarde e início da noite.

Quarta-feira, dia 21
Maior quantidade de nuvens na faixa leste do Estado devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No interior, o sol predomina pela manhã e no período da tarde ocorrem pancadas de chuva no noroeste do Estado. Para a Grande São Paulo e Vale do Paraíba são previstas chuvas isoladas.

Quinta-feira, dia 22
Áreas de instabilidade vindas do Mato Grosso do Sul e Paraná causam chuvas a partir do sul e oeste do Estado de São Paulo. Para as demais regiões a previsão é de sol com variação de nuvens pela manhã. No período da tarde ocorrem chuvas isoladas.

Sexta-feira, dia 23
A atuação da massa de ar tropical mantém as temperaturas elevadas, o que, juntamente com a propagação de área de instabilidade, causa chuvas no fim do dia.

Sábado, dia 24
Não há previsão de mudanças nas condições atmosféricas durante o final de semana, persistindo a tendência de calor e chuvas de verão.

Cássia Maria Leme Beu – meteorologista
2º Sgt PM Dimas Bianchi – encarregado do CGE