Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 19/02/2001 - 13h29 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Um sistema frontal permanece semi-estacionário na altura do Paraná, organizando uma extensa banda de nebulosidade até o interior do País. Em São Paulo, o dia começou ensolarado, apenas com maior quantidade de nuvens nos municípios que fazem divisa com o Paraná. Segundo os modelos numéricos, nesta semana as chuvas de maior intensidade concentram-se entre o Paraná e Rio Grande do Sul. Para São Paulo espera-se apenas chuvas isoladas a partir de terça-feira.

Previsão para os próximos dias:

Segunda-feira, dia 19
Áreas de instabilidade associadas ao calor e a presença de um sistema frontal semi-estacionário no Paraná favorecem a ocorrência de chuvas fortes na faixa sul do Estado de São Paulo – área de abrangência das regionais de Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro. Com o calor, a nebulosidade aumenta também na Grande São Paulo, Litoral, Vale do Paraíba e região de Campinas, onde ocorrem pancadas de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e a noite.

Terça-feira, dia 20
As chuvas de maior intensidade concentram-se no sul do País. O Estado de São Paulo permanece sob influência de uma massa de ar tropical, responsável por tempo ensolarado durante a manhã e chuvas isoladas no fim do dia.

Quarta-feira, dia 21
Uma área de instabilidade desloca-se a partir do Rio de Janeiro em direção ao sul de Minas Gerais. Este sistema favorece a ocorrência de pancadas de chuva no Vale do Paraíba, Litoral Norte e região de Campinas.

Quinta-feira, dia 22
A massa de ar tropical mantém as temperaturas elevadas. No período da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas e com curta duração.

Sexta-feira, dia 23
Nenhum sistema frontal é previsto atingir o Estado até a sexta-feira, dando continuidade a onda de calor. São previstas apenas chuvas isoladas para o fim do dia.

Cássia Maria Leme Beu – meteorologista
2º Sgt PM Anderson Guimarães Pereira – encarregado do CGE