Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

ter, 19/09/2000 - 13h17 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual
As imagens de satélite mostram um sistema frontal deslocando-se pelo leste de Santa Catarina em direção ao Paraná. Com isso, a terça-feira começou com chuvas e trovoadas nessa região. Os modelos numéricos indicam o enfraquecimento desse sistema, entretanto, há condições de pancadas de chuvas para o Vale do Ribeira no período da tarde.
O predomínio de uma massa de ar seco e de ventos do quadrante norte causa tardes com temperaturas elevadas no Estado de São Paulo nos próximos dias. O tempo muda entre sexta-feira e sábado, quando uma frente fria de fraca atividade desloca-se pelo oceano.

Terça-feira, dia 19
A frente fria que se aproxima do Paraná favorece a ocorrência de chuvas em forma de pancadas acompanhadas de trovoadas no Vale do Ribeira no decorrer da tarde. No Interior de São Paulo, o sol predomina e as temperaturas superam 30o C. Na faixa leste do Estado, a nebulosidade aumenta entre a tarde e a noite, mas não há previsão de chuvas para a região.

Quarta-feira, dia 20
Sol com poucas nuvens e ventos predominantes do quadrante norte causam a rápida elevação das temperaturas pela manhã. No período da tarde ocorre aumento de nebulosidade, no entanto, não há previsão de chuvas para o Estado.

Quinta-feira, dia 21
A atuação de uma massa de ar seco é responsável por um dia ensolarado. Além do sol, os ventos que sopram de norte mantêm as temperaturas elevadas em todo o Estado.

Sexta-feira, dia 22
A sexta-feira começa com tempo abafado e o sol contribui para a elevação das temperaturas da tarde. É prevista a passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano durante a noite, o que causa aumento de nuvens e rajadas de vento ao longo do Litoral.

Sábado, dia 23
A frente fria desloca-se rapidamente para norte, mas no Litoral, o tempo permanece fechado e com chuviscos. Na Grande São Paulo e Vale do Paraíba, ocorre formação de neblina no final da tarde. No restante do Estado, o tempo permanece com poucas nuvens.

Cássia Maria Leme Beu – Meteorologista
Capitão PM Aurélio Sant’Anna Neto – Diretor da DICOOR