Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

ter, 17/10/2000 - 11h53 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

A imagem de satélite desta terça-feira mostra uma frente fria de fraca atividade deslocando-se pelo litoral do Rio Grande do Sul. Observa-se uma banda de nebulosidade com trovoadas e chuvas no nordeste da Argentina, em Santa Catarina e no Paraná associado a propagação de um sistema de baixa pressão. Este sistema causa variação de nuvens na faixa sul de São Paulo. Nas demais regiões do Estado, o dia começa ensolarado e com tempo abafado. O ar seco e o calor mantêm elevado o potencial para queimadas no noroeste do Estado nesta semana.

Terça-feira, dia 17

Uma área de instabilidade associada ao calor desloca-se pelo Vale do Paraíba em direção à Serra da Mantiqueira, favorecendo a ocorrência de chuvas em forma de pancadas rápidas na divisa de São Paulo com o sul de Minas Gerais no período da tarde. Apesar da nebulosidade no sul do Estado, são poucas as condições de chuva para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Registro. As temperaturas permanecem elevadas e as máximas atingem 36o C no noroeste do Estado.

Quarta-feira, dia 18

O tempo continua ensolarado, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar na maior parte do Estado. Espera-se apenas aumento de nebulosidade para a faixa leste do Estado, devido a propagação de uma área de instabilidade que favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas no Vale do Ribeira.

Quinta-feira, dia 19

A massa de ar tropical inibe a formação de nuvens e mantém as temperaturas elevadas do centro ao oeste do Estado. Na faixa leste ocorre variação de nuvens e para a região de Registro são previstas chuvas isoladas.

Sexta-feira, dia 20

O tempo continua com poucas nuvens e temperaturas elevadas, entretanto, a intensidade dos ventos que variam entre norte e noroeste aumenta devido a aproximação de uma frente fria. Alerta-se para os baixos índices de umidade do ar e para a possibilidade de focos de incêndio.

Sábado, dia 21

Uma frente fria com fraca atividade desloca-se pelo leste de São Paulo e favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nas regiões de Registro, Sorocaba, Grande São Paulo e Litoral.

Cássia Maria Leme Beu – Meteorologista
Capitão PM Aurélio Sant’anna Neto – Diretor da DICOOR