Temperaturas baixas agravam doenças respiratórias

Iamspe dá algumas dicas que ajudam a melhorar os sintomas, como usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água no ambiente

sex, 24/07/2015 - 11h36 | Do Portal do Governo

A baixa umidade do ar é responsável pela maioria dos problemas no aparelho respiratório. Além disso, irritação nos olhos, sensação de nariz e garganta secos são alguns dos sintomas conhecidos de quem convive com o ar seco, que já é quase rotina, pela falta de chuva nessa época do ano. A baixa umidade do ar incomoda pessoas saudáveis, o quadro é mais preocupante para quem tem rinite alérgica e asma brônquica, também conhecida como bronquite asmática.

Por conta disso, o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) dá algumas dicas que ajudam a melhorar os sintomas, como usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no ambiente.

Além disso, deve-se tomar bastante líquido para hidratar o corpo, não deixar ninguém fumar dentro de casa e usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação. O uso do condicionador de ar contribui para ressecar o ambiente, portanto, evite permanecer por muito tempo em locais onde exista o equipamento. Para quem gosta de atividade física, escolha os horários em que o ar está mais úmido, antes das 10h ou após 17h.

O Instituto faz ainda um alerta importante: “a orientação médica deve ser procurada já nos primeiros sinais como tosse seca persistente, associada ou não com crise de asma. Na crise, além da tosse, ocorre falta de ar e chiado no peito. Os sintomas podem ser intermitentes ou persistentes mas, se não tratados, podem se agravar e, em casos graves, apresentar risco de morte”.

Do Portal do Governo do Estado