Governo de São Paulo realiza força-tarefa contra o frio em São Paulo

Denominada Operação Inverno, mais de 400 moradores que se encontram em situação de rua foram abordados e ajudados nesta noite

dom, 07/07/2019 - 18h41 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo realizou, neste domingo (7), uma força-tarefa com o intuito de ajudar os moradores em situação de rua que estão sofrendo com o frio intenso nos últimos dias. As equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar,  Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social distribuíram cobertores, agasalhos, roupas, sapatos e água em quatro regiões da capital: Central, Jabaquara, Bresser e Zona Norte.

O comboio saiu do Palácios dos Bandeirantes, na noite de domingo, com 20 viaturas e carros da Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, além de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado. Mais de 60 pessoas dos órgãos estaduais do Governo e uma equipe de voluntários ajudaram na força-tarefa.

As equipes levaram consigo 480 cobertores, 50 caixas de roupas, 10 caixas de sapatos e 100 caixas de água. Para a ação, foram disponibilizadas duas vans que conduziram as pessoas em situação de vulnerabilidade, por consequência do frio, aos abrigos públicos para acolhimento.

Mais de 400 moradores em situação de rua foram abordados durante a operação deste domingo, grande parte deles foram encaminhados aos abrigos e casas de recuperação públicos. A operação durou mais de quatro horas.

Denominada Operação Inverno, a meta do governo estadual é distribuir mais de cinco mil peças de roupas, cobertores, agasalhos, meias e sapatos arrecadadas na Campanha do Agasalho 2019.

Além das ações citadas acima, todas as unidades da Polícia Militar de São Paulo estão orientadas a, se necessário, conduzir as pessoas que estiverem em vulnerabilidade, por consequências do frio, aos abrigos públicos para acolhimento.

A cada três horas, todas as viaturas da Polícia Militar receberão alerta para que os policiais fiquem atentos aos moradores de rua que estejam em situações  críticas relacionadas ao frio.

As equipes da Defesa Civil de São Paulo também passaram a madrugada abordando moradores em situação de rua na capital paulista e continuam de prontidão para contribuir com a Prefeitura de São Paulo nas ações necessárias.

Ações no interior

No interior do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Social também realiza um trabalho, em parceria com as prefeituras, para a distribuição das peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho. Assim como na capital, a Polícia Militar está atenta aos moradores de rua vulneráveis ao frio e pode conduzi-los aos abrigos públicos, em caso de necessidade.