Tem mutirão do DNA em Araraquara neste sábado

É necessário que a mãe, filho e o suposto pai estejam presentes no ato da coleta

sáb, 28/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), promove neste sábado, 28, o  mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA). A análise laboratorial será realizada com 660 famílias da regional administrativa de Araraquara, que inclui 24 cidades, entre elas Descalvado, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.

Neste ano, o instituto já atendeu as regionais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Santos e Taubaté. Em dezembro, será realizado o último mutirão do ano, na cidade de Presidente Prudente. A ação beneficia um total de 8.950 mil famílias agendadas na descentralização (regionais do interior).

Sobre o exame de DNA

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta.

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Sobre o Imesc

Desde a sua criação, em 1970, o instituto trabalha no atendimento ao público e pesquisa científica. Considerado um dos maiores e mais modernos Centros de Investigação de Paternidade do mundo, o Imesc também realiza perícias médicas das mais diversas especialidades. O instituto também é pioneiro na utilização de recursos da  telemática usados na prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do Centro de Informações sobre Drogas, o Infodrogas, além de colaborar com a Universidade de São Paulo (USP) nas atividades docentes e  de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.

Serviço
Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em Araraquara
Data: sábado, 28
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Escola Estadual Bento de Abreu
Endereço: Rua Padre Duarte, 2.821 – Centro

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania