Teleeletrocardiograma: nova arma na rede estadual de saúde

O novo sistema possibilita aprontar em aproximadamente uma hora o laudo dos exames de eletrocardiografia

ter, 30/09/2008 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde efetivou sistema inédito de teleeletrocardiograma que apresenta, de forma mais rápida, o resultado de exames cardiológicos em hospitais da rede estadual. Dez unidades na capital e na Grande São Paulo contam com o equipamento, e até novembro a tecnologia estará disponível em mais 30 hospitais em todo o Estado.

O novo sistema possibilita aprontar em aproximadamente uma hora o laudo dos exames de eletrocardiografia realizados em ambulatório e nas avaliações pré-cirúrgicas. Antes, o resultado demorava até duas semanas para sair. Com a mudança, antecipa-se o diagnóstico e o encaminhamento dos pacientes para tratamento.

No procedimento anterior, os hospitais faziam o exame e remetiam o resultado em papel para um cardiologista avaliar e emitir o laudo. Agora, por meio de um equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é encaminhado imediatamente a um especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que avalia e devolve o laudo.

Avaliação – A nova tecnologia foi desenvolvida pelo setor de Bioengenharia do próprio Dante Pazzanese. Cerca de cem exames são enviados diariamente pelo sistema, para avaliação dos especialistas e emissão de laudos.

“É uma ferramenta muito importante para agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Além do equipamento, os médicos desses hospitais passam a contar com a avaliação de profissionais com grande experiência na cardiologia”, afirma o engenheiro biomédico Cantídio Moura Campos Neto, do Dante Pazzanese.

Além do próprio Dante, o novo sistema funciona nos hospitais estaduais Emílio Ribas, Regional de Osasco, Regional Sul, Taipas, Ferraz de Vasconcelos, Vila Penteado e Mandaqui, além dos ambulatórios de especialidades do Belém e de Pinheiros.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)