Estréia nesta segunda-feira, 9, às 12h45, na TV Cultura, o programa Telecurso Tec. Com uma linguagem totalmente voltada para o público jovem, o projeto pretende revolucionar a história da educação à distância, unindo, pela primeira vez, duas linguagens: a publicitária e a educativa.
Através da encenação de comerciais consagrados, como “Meu primeiro sutiã” e “Garoto Bombril”, o Telecurso Tec espera atingir o público de uma forma atrativa e lúdica, suavizando o impacto que os livros e as salas de aula trazem para os jovens.
A série será exibida de segunda a sexta-feira, na TV Cultura (12h45), Canal Futura (18h) e Rede Globo (05h30).Nos programas, a publicidade é utilizada como uma ferramenta de comunicação, dando realismo ao episódio e tornando-o mais próximo dos estudantes.
Cada programa é encenado por dois jovens atores, que apresentam reportagens e vivenciam as questões propostas para cada “tele-aula”. Além da TV, o Telecurso Tec contará com livros, cursos via internet e acompanhamento por ambiente virtual.
Os educadores envolvidos no projeto passarão por um processo constante de capacitação e companhamento.Apesar de o ensino profissionalizante ser cada vez mais exigido no mercado de trabalho, os números apresentados em pesquisas revelam que ainda há um longo caminho a ser percorrido até chegarmos ao patamar considerado ideal pelas empresas e pelo Governo.
De acordo com o Censo Escolar de 2006 do MEC, mais de oito milhões e novecentos mil brasileiros estavam matriculados no ensino médio e apenas 700 mil cursavam o ensino técnico em todo o país. Em São Paulo, por exemplo, dos onze milhões de alunos do ensino médio, somente 248 mil freqüentavam as aulas profissionalizantes.
Por isso, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, e, em parceria com a Fundação Roberto Marinho elaboraram o Telecurso Tec.
A TV Cultura ganhou a licitação pública promovida pela Fundação Roberto Marinho para produzir 135 programas, que irão ao ar a partir de 9 de julho.O objetivo é ampliar de maneira significativa a oferta do ensino técnico e contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores em diferentes setores econômicos.
O programa vai oferecer cursos modulares de nível técnico, utilizando um abrangente sistema de educação à distância e presencial. Os cursos terão foco em três áreas: Administração Empresarial; Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. Eles foram selecionados de acordo com a demanda por estes tipos de especialização e com a intenção de alcançar o maior número possível de jovens.
Os cursos figuram também entre os mais procurados no Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, referência no país em educação profissional.
Da TV Cultura