Tecnologia: Sabesp inicia processo de nucleação de nuvens

nd

qui, 05/07/2001 - 14h48 | Do Portal do Governo

O processo de nucleação de nuvens contratado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, já está em operação. Esse procedimento ocasiona a precipitação de chuvas a partir de equipamento instalado no solo.

O equipamento é composto de dois cilindros contendo iodeto de prata e cloreto de sódio, um cilindro com ar comprimido e um queimador. Os sais, o iodeto de prata e o cloreto de sódio, são ‘empurrados’ pelo ar comprimido que, depois de uma reação química, é transportado para o queimador em forma de gás e, posteriormente, lançado na atmosfera como vapor. O vapor lançado pelos equipamentos forma uma ‘cortina’ que, encontrando uma nuvem, aumenta o tamanho das partículas de água, tornando-as mais pesadas, o que representa um volume maior de chuvas.

Foram instalados 20 geradores nas regiões dos sistemas Cotia e Guarapiranga, com o objetivo de aumentar os índices pluviométricos nos meses de julho e agosto.

Esse processo é utilizado na França desde 1951. Outros países como Espanha, Hungria, China e Estados Unidos também usam este recurso com resultados satisfatórios. Outra vantagem é que o vapor expelido pelos equipamentos na atmosfera não causa danos à saúde pública nem ao meio ambiente.

A empresa contratada pela Sabesp, por meio de licitação, é a AGF Antigranizo Fraiburgo, sediada em Santa Catarina. O valor do contrato é de R$ 165 mil. A expectativa é que essa técnica ocasione um aumento de até 15% na quantidade de chuvas na região.