Tecnologia: Pesquisadores desenvolvem novo sistema de controle de aparelhos de raios X

Projeto é resultado de uma parceria entre USP, Fapesp e a Unidade Radiológica Paulista

qua, 07/02/2001 - 11h09 | Do Portal do Governo

    Um controle via internet da qualidade de diagnósticos por imagens que reduz a exposição desnecessária de pacientes aos raios X e diminui em 20% os gastos com filmes radiológicos. A novidade também elimina os custos de operação com visitas técnicas para regulagem de equipamentos, cujo controle é obrigatório no Estado de São Paulo desde 1994 e no País desde 1998.

Este novo processo é resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria entre a empresa Unidade Radiológica Paulista (URP) e o Serviço Técnico de Aplicações Médico-Hospitalares do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito do programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ainda em fase piloto, o sistema identifica e soluciona problemas em tempo real. Os equipamentos utilizados para exames radiológicos são conectados a um microcomputador ligado a uma rede de comunicação por onde os dados utilizados nas avaliações de qualidade são enviados à central localizada no IEE. Depois de processados, esses dados são analisados por físicos, que emitem relatórios, então colocados à disposição dos clientes no site www.iee.usp.br. Caso apontem algum problema, o responsável pela clínica recebe um alerta por e-mail ou telefone.

O processo já está sendo utilizado para o acompanhamento remoto de uma das três unidades da URP na Capital. Neste ano, o IEE deverá ampliar o serviço para outras duas unidades da empresa e pretende atingir outros 19 estabelecimentos especializados em radiodiagnóstico.