Tecnologia: Parceria envolve IPT e Estação Ciência

IPT e Estação Ciência da USP selam parceria em divulgação científica

seg, 16/10/2006 - 19h15 | Do Portal do Governo

Diversas atividades integradas das duas instituições estão programadas para o período de 16 a 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coordenada pelo MCT, no ano em que se comemora o centenário de Alberto Santos Dumont. Elas serão o ponto de partida para exposições permanentes do Instituto na Estação Ciência. Confira:

Esta parceria envolve duas instituições de grande respeito, credibilidade e reconhecimento público. A Estação Ciência, em 20 anos de atividades, é pioneira na divulgação bem-sucedida de ciência e tecnologia de maneira lúdica para todos os públicos. Conta atualmente cerca de 400 mil visitantes por ano. O IPT, com 107 anos de atividades, é referência nacional em pesquisa, inovação, transferência e difusão de tecnologia. Também pioneiro em seu ramo de atividade, o Instituto está fortemente ligado a momentos marcantes da história do desenvolvimento paulista.

PROGRAMA

· Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Prof. Ildeu Moreira – Coordenador da Semana Nacional de Ciência

Tecnologia 2006 – Ministério da Ciência e Tecnologia

Dra. Maria Helena Guimarães de Castro – Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

Prof. Dr. Vahan Agopyan – Diretor Presidente do IPT

Prof. Dr. Wilson Teixeira – Diretor da Estação Ciência

Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes – Vice-Diretora da Estação Ciência

Palestra – A História da Divisão de Aeronáutica do IPT (1934 – 1957)

Prof. Dr. Romeu Corsini  – Prof. Poli/ USP e Pesquisador do IPT de 1938 a 1967Exposições

· Pioneiros nos Céus: aviões do IPT (11 maquetes, uma grande hélice de madeira, painéis e informações históricas sobre o desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileira no IPT). Data: 17/10 a 23/10 – Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h – Local: Estação Ciência.

· Humor com Ciência e Tecnologia: os cientistas em quadrinhos (16 painéis com cartuns e quadrinhos (Jão). Pitadas de bom-humor na discussão científica e tecnológica. Seis painéis são dedicados à aeronáutica no IPT). Data: 17/10 a 23/10 – Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h – Local: Estação Ciência. Também de 10/10 a 31/10 na Estação Sé do Metrô e durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – SCTDE.

· O mundo dos cupins em 3D (Sua casa, suas árvores já foram visitadas pelos cupins? Então não deixe de visitar esta mostra do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT, que tem um cupim gigante, em 3D, saindo do painel!). Data: 17/10 a 23/10 – Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h – Local: Estação Ciência.

· Economizando água para viver melhor (Quanta água você gasta todos os dias? A tecnologia proporciona, cada vez mais, eficiência e economia no uso deste recurso natural. Este é o foco da exposição do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT). Data: 17/10 a 23/10 – Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h – Local: Estação Ciência – Parceria: IPT / DECA / DOCOL / ICASA

· Mulher, ciência e tecnologia (Seis banners contam a saga das mulheres em ciência e tecnologia, com destaque para as “ciências duras”: matemática, física e engenharias. Uma justa homenagem às pioneiras).  Data: 17/10 a 23/10-Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h – Local: Estação Ciência – Parceria: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas / NEMGE – USP (Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais do Gênero).

· Laboratórios Móveis (Atualmente, seis laboratórios móveis do IPT funcionam embarcados em vans. Prestam apoio tecnológico às micro e pequenas empresas paulistas. Uma das vans, um laboratório de plásticos, estará à disposição do público para visitas monitoradas por dois dias). Data: 17/10 e 23/10 – Horário: das 10 às 17h – Local: Praça Miguel Dell’Erba (em frente à Estação Ciência)

IPT – Assessoria de Comunicação Social/Imprensa