Tecnologia: Parceria entre USP e Santa Casa promove ampliação da telemedicina no Brasil

Entre os recursos oferecidos estão videoconferência, Homem Virtual, Cyberambulatório e Cybertutor

seg, 30/01/2006 - 13h03 | Do Portal do Governo

Entre os recursos oferecidos estão videoconferência, Homem Virtual, Cyberambulatório e Cybertutor

A USP vai fornecer tecnologia de telemedicina à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, conforme convênio firmado no dia 13 entre as instituições. O objetivo é desenvolver atividades, programas e projetos conjuntos relacionados à educação e assistência em saúde.

O acordo prevê a aplicação do recurso tecnológico para a integração das faculdades de Medicina da USP (FMUSP) e da Santa Casa de São Paulo a outros importantes centros médicos e universitários do País. Dessa forma, não haverá a necessidade de deslocamento físico de pessoas para a realização de atividades multilaterais. Isso propiciará redução de custos, maior aproveitamento do tempo, andamento rápido de projetos e melhoria da educação e assistência em saúde.

A tecnologia das videoconferências possibilita treinamento e atualização continuada dos profissionais de saúde (médicos, biomédicos, biólogos, enfermeiros e dentistas). Oferece ainda serviços de saúde para regiões remotas e carentes, criação de programas nas áreas de saúde e educação para disseminar informações científicas para educadores, estudantes e suas famílias. Será ferramenta de expansão da telemedicina no Brasil.

Homem Virtual

As ações conjuntas poderão receber apoio de entidades privadas com responsabilidade social. Os projetos pretendem, também, auxiliar políticas públicas nas áreas de saúde e educação, colaborando com a democratização do acesso a informações, que gerem prevenção e  reconhecimento precoce de doenças. Por meio do convênio, começa agora a ser estruturado um núcleo de teleassistência e teleducação na Santa Casa de São Paulo, com o apoio da disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Essa parceria formará alunos e profissionais da Santa Casa no uso das novas tecnologias. A Telemedicina da USP concedeu bolsas aos docentes e responsáveis pelas áreas de tecnologia da informação da Santa Casa. A partir de fevereiro, essas pessoas participarão do 1o Curso de Formação em Telemedicina, realizado parcialmente a distância e com treinamento prático, na Faculdade de Medicina da USP, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A tecnologia da USP ajudará a Santa Casa de São Paulo também no desenvolvimento de cursos de teleducação (educação a distância) e na criação de Liga de Telemedicina – grupo de alunos que se reunirá periodicamente para realizar atividades acadêmicas e práticas, sob supervisão de professores.

A FMUSP já tem uma associação desse tipo. Entre os recursos empregados nas atividades, projetos e pesquisas estão videoconferência, Internet, videostreaming (transmissão on-line de eventos) e sistemas wireless (sem-fio). A Santa Casa receberá também a tecnologia chamada Homem Virtual (representação do corpo humano e seus processos por computação gráfica em três dimensões) e dois sistemas baseados na Internet: Cyberambulatório, para segunda opinião médica especializada a distância, e Cybertutor, para educação continuada a distância.

SERVIÇO

Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP: tel. (11)  3062-8784Saiba mais sobre a telemedicina nos sites www.projetohomemvirtual.com.br e

 www.estacaodigitalmedica.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Disciplina de Telemedicina da FMUSP