Tecnologia: Parceria entre USP e Santa Casa promove ampliação da telemedicina no Brasil

Entre os recursos oferecidos estão videoconferência, Homem Virtual, Cyberambulatório e Cybertutor

sex, 27/01/2006 - 18h06 | Do Portal do Governo

Entre os recursos oferecidos estão videoconferência, Homem Virtual, Cyberambulatório e Cybertutor

A USP vai fornecer tecnologia de telemedicina à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, conforme convênio firmado no dia 13 entre as instituições. O objetivo é desenvolver atividades, programas e projetos conjuntos relacionados à educação e assistência em saúde.

O acordo prevê a aplicação do recurso tecnológico para a integração das faculdades de Medicina da USP (FMUSP) e da Santa Casa de São Paulo a outros importantes centros médicos e universitários do País. Dessa forma, não haverá a necessidade de deslocamento físico de pessoas para a realização de atividades multilaterais. Isso propiciará redução de custos, maior aproveitamento do tempo, andamento rápido de projetos e melhoria da educação e assistência em saúde.

A tecnologia das videoconferências possibilita treinamento e atualização continuada dos profissionais de saúde (médicos, biomédicos, biólogos, enfermeiros e dentistas). Oferece ainda serviços de saúde para regiões remotas e carentes, criação de programas nas áreas de saúde e educação para disseminar informações científicas para educadores, estudantes e suas famílias. Será ferramenta de expansão da telemedicina no Brasil.

Homem Virtual – As ações conjuntas poderão receber apoio de entidades privadas com responsabilidade social. Os projetos pretendem, também, auxiliar políticas públicas nas áreas de saúde e educação, colaborando com a democratização do acesso a informações, que gerem prevenção e  reconhecimento precoce de doenças. Por meio do convênio, começa agora a ser estruturado um núcleo de teleassistência e teleducação na Santa Casa de São Paulo, com o apoio da disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Essa parceria formará alunos e profissionais da Santa Casa no uso das novas tecnologias. A Telemedicina da USP concedeu bolsas aos docentes e responsáveis pelas áreas de tecnologia da informação da Santa Casa. A partir de fevereiro, essas pessoas participarão do 1o Curso de Formação em Telemedicina, realizado parcialmente a distância e com treinamento prático, na Faculdade de Medicina da USP, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A tecnologia da USP ajudará a Santa Casa de São Paulo também no desenvolvimento de cursos de teleducação (educação a distância) e na criação de Liga de Telemedicina – grupo de alunos que se reunirá periodicamente para realizar atividades acadêmicas e práticas, sob supervisão de professores.

A FMUSP já tem uma associação desse tipo. Entre os recursos empregados nas atividades, projetos e pesquisas estão videoconferência, Internet, videostreaming (transmissão on-line de eventos) e sistemas wireless (sem-fio). A Santa Casa receberá também a tecnologia chamada Homem Virtual (representação do corpo humano e seus processos por computação gráfica em três dimensões) e dois sistemas baseados na Internet: Cyberambulatório, para segunda opinião médica especializada a distância, e Cybertutor, para educação continuada a distância.

SERVIÇO

Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP: tel. (11)  3062-8784Saiba mais sobre a telemedicina nos sites www.projetohomemvirtual.com.br e

 www.estacaodigitalmedica.com.br

Vanessa Haddad

Da Assessoria de Imprensa da Disciplina de Telemedicina da FMUSP