Tecnologia: Parceira entre IPT e TerraForum cria portais para setores público e privado

IPT cuida dos aspectos técnicos e a TerraForum da parte dos negócios

qua, 01/02/2006 - 12h47 | Do Portal do Governo

Criar portais corporativos para os setores público e privado. Esse é o objetivo principal da parceria firmada entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do seu Centro de Inovação XML, e a TerraForum Consultores, empresa especializada em gestão de conhecimento e inteligência empresarial. Para viabilizar os trabalhos, os novos sócios contam com o apoio da Microsoft, responsável pelo fornecimento do suporte ferramental e pela identificação de empresas interessadas nesse tipo de projeto.

O objetivo da cooperação é aprimorar as experiências das duas instituições no campo da tecnologia da informação, em especial nas atividades científicas, tecnológicas, de gestão de conhecimento, gerenciamento de conteúdo on-line, educação a distância e capacitação e certificação de recursos humanos. O trabalho com portais corporativos permite alcançar esses propósitos.

Segundo a coordenadora do Centro de Inovação XML, Fátima Porcaro, esse acordo é inovador. A novidade está em juntar competências das duas partes, para que as atividades se complementem. O IPT encarrega-se dos aspectos técnicos de informática, e a TerraForum, da parte de negócios. Cabe ainda a esta última a solução metodológica, ou seja, a disposição do conteúdo a ser veiculado no site.

Projeto-piloto 

Na avaliação de Fátima, há excelentes ferramentas no mercado para se utilizar em um portal. Entretanto, se não forem bem empregadas tornam-se vazias. Na elaboração desse tipo de site, não se trata, simplesmente, de lançar determinada quantidade de temas escritos na tela. Segundo a coordenadora, isso compreende, entre outros aspectos, trabalho visual – em termos não só de cor, mas de disposição das informações e forma dos cliques -, induzindo o usuário a entrar no local certo. Ou seja, busca-se não apenas boa disposição do material, que facilite a leitura, mas, também, motivar o usuário do portal.

Há sites, por exemplo, que não alcançaram sucesso por não apresentarem os assuntos de forma condizente com a leitura vertical que se realiza na tela. Dificilmente alguém que tem contato inicial com um livro lê a primeira página, depois a segunda, e assim por diante. A pessoa procura ter noção geral da obra, mediante saltos lógicos. Na tela, é preciso seguir princípio similar. Além disso, o site tem de ter muito mais apelo visual, para que o usuário não se disperse.

A parceria começou efetivamente no início do ano, embora tenha sido assinada em outubro de 2005. Por isso, ainda não há exemplos de portais desenvolvidos conjuntamente pelas empresas. O projeto-piloto, para apresentação ao mercado, será o novo site (em elaboração) do próprio IPT. A tecnologia nele utilizada, assim como a ser empregada nos futuros portais, está baseada em .NET (lê-se dóti.net), plataforma de criação de softwares da Microsoft.

O setor público poderá ser atendido, de acordo com Fátima, por meio da criação de soluções que integrem os sistemas de uma secretaria de Estado ou de uma área dessa pasta. Isso para que tenham facilidade de trocar informações, sendo vistas por áreas comuns.

Paulo Henrique Andrade – Da Agência Imprensa Oficial