Tecnologia militar vai fiscalizar meio ambiente em São Paulo

Imagens de satélite, que era utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos, vão monitorar todo o território paulista

seg, 05/06/2000 - 18h20 | Do Portal do Governo

Alta tecnologia para o controle ambiental paulista. O satélite Ikonos, que até recentemente era utilizado pelas forças armadas norte-americanas, é a mais nova arma do Governo do Estado de São Paulo na fiscalização e monitoramento ambiental de seu território. A Secretaria do Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira, dia 5, o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Avançada para Monitoramento e Proteção Ambiental (Nata), que vai utilizar o Ikonos e mais quatro satélites, no trabalho de proteção ambiental, cada um com uma finalidade específica.
O primeiro trabalho do Nata será o monitoramento dos bairros cotas, em Cubatão, e na construção da nova pista da Rodovia dos Imigrantes. O Ikonos produz imagens em escala 1:2000, onde cada ponto corresponde a um metro quadrado de solo. A nitidez é tão grande que é possível, por exemplo, contar o número de animais num pasto ou visualizar os automóveis em uma estrada. Informações pessoais, porém, não são percebidas, preservando a privacidade das pessoas.
Os outros satélites que vão auxiliar no controle ambiental são o Landsat7 e o Cbers, que farão o mapeamento de grandes áreas, o NOAA, que vai detectar focos de calor para o controle de incêndios, e o Spot, que vai estudar as bacias hidrográficas.
O Nata vai trabalhar em parceria com instituições de pesquisa e universidades nacionais como o Inpe e a USP, que criou um curso especializado para formar um grupo de vinte mestrandos nessa nova tecnologia. Um programa de 22 seminários também está capacitando 400 técnicos ambientais para analisar e utilizar as informações geradas pelo Nata.
O núcleo vai estar operando de forma completa dentro de 24 meses. Os investimentos serão de R$ 2,7 milhões, no primeiro ano, e de R$ 4,5 milhões, no segundo. Com suas informações será possível a viabilização de atividades como zoneamento ambiental, licenciamento de empreendimentos, prevenção e fiscalização da poluição e integração e apoio a outras unidades do Governo e da sociedade.