Tecnologia: IPT lança catálogo inédito com classificação de materiais de construção

nd

sex, 16/03/2001 - 11h43 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnólogicas (IPT), vinculado à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, lança na semana que vem o catálogo: ‘Registro IPT de materiais para a construção’. O lançamento está marcado para às 17h30 desta quinta-feira, dia 22 de março, no auditório da sede do Instituto.

A grande novidade desta publicação está na apresentação individual dos produtos disponíveis no mercado, agrupados em seções organizadas segundo um critério desenvolvido especialmente para facilitar a identificação do produto conforme o fluxo da obra. A classificação destes produtos segue rigoroso padrão técnico que permitirá ao especificador ou comprador uma comparação direta entre as diversas marcas, facilitando a decisão.

O trabalho envolve diversas áreas técnicas do IPT com predomínio da engenharia civil, mas com especialidades fundamentais como madeiras, metalurgia e química, entre outras. Segundo o diretor do Centro de Certificação Técnica do Instituto e responsável pelo gerenciamento do Registro, Marco Antonio Grecco D’Elia, trata-se de uma parceria inovadora. ‘Envolveremos pesquisadores de várias Divisões Técnicas numa atividade multidisciplinar – que é um ponto muito forte na atuação do IPT – com produtos, serviços e profissionais de diversas empresas do ramo da construção.’

Serão realizadas duas classificações simultâneas. A primeira obedece a lógica da construção, em 21 categorias. De acordo com D´Elia, ela começa com os materiais básicos (agregados, aços, madeiras, plásticos, fixações, etc.) que são utilizados no início de toda obra. Em seguida, vem a parte estrutural, hidráulica, elétrica, entre outras. E, finalmente, o acabamento e a decoração.

Na segunda parte, cada produto é classificado em um dos três níveis de verificação realizados pelo IPT: Apresentado, Ensaiado e Referendado. ‘Nossos técnicos analisarão, no primeiro nível, apenas a coerência da informação prestada pelo fabricante. No segundo nível estarão os produtos que foram ensaiados no IPT e no terceiro os produtos que detêm Referência Técnica ou Certificação de Conformidade, emitidos pelo próprio Instituto.’

Segundo o engenheiro Fulvio Vittorino, pesquisador da Divisão de Engenharia Civil do IPT, um dos responsáveis pelo projeto, o catálogo será, antes de tudo, um estímulo à qualidade. ‘Fabricantes poderão ser orientados, contarão com a parceria de nossos profissionais e a infra-estrutura laboratorial para ajudar a melhorar e desenvolver seus produtos.’

Existem catálogos similares na Argentina, publicado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI) e em desenvolvimento no Uruguai, pelo Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU). No futuro, a idéia é padronizar um catálogo para o Mercosul.

A primeira edição terá uma tiragem de 50 mil exemplares. O público-alvo inclui profissionais da construção, compradores, escritórios de projetos e escolas de engenharia e de arquitetura. O catálogo terá também uma versão em CD-ROM e um site para consultas: www.registroipt.com.br.

Data: Quinta-feira, dia 22 de março de 2001
Horário: 17h30
Loal: Auditório do edifício Adriano Marchini (Prédio nº 1) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo-SP