Tecnologia: IPT abre inscrições para o “III Curso de Tecnologia da Borracha”

Formação de especialistas na área beneficiará as micro e pequenas empresas

qui, 02/02/2006 - 13h04 | Do Portal do Governo

No período de agosto a dezembro de 2006, o IPT realizará o “III Curso de Tecnologia da Borracha – Turma 2006”. Este será o terceiro ano consecutivo que o Instituto põe em marcha sua proposta voltada à capacitação de profissionais especialistas em tecnologia da borracha. A idéia do curso surgiu a partir da constatação desta carência no setor. O problema foi detectado em visitas ao chão de fábrica das micro e pequenas empresas do setor de transformação de borrachas, feitas por equipes do Projeto de Unidades Móveis do IPT, o Prumo. Em 2004 o curso contou com a participação de 28 profissionais de 18 empresas e em 2005 com 21 profissionais de 16 empresas.

Como novidades para 2006 o curso apresentará um novo módulo, denominado “Formulações Básicas de Borracha” em que serão apresentadas e discutidas formulações que servirão de guia de referência e ponto de partida de projetos (“start point”) já destinadas a artefatos específicos. “Cremos que a partir do fornecimento deste conhecimento estruturado, o profissional estará habilitado a realizar seus próprios vôos no Universo da Tecnologia da Borracha!!”, comenta a pesquisadora Selma Barbosa Jaconis, coordenadora do curso. A novidade também fica por conta do módulo sobre Elastômeros Termoplásticos, com a presença do profissional de destaque Heitor Campopiano, o lançamento de cursos específicos de curta duração ao longo de todo ano e a possibilidade de alunos flutuantes participando de módulos do dia.

O IPT mantém as ações inovadoras de 2005 relacionadas à importância de atualização contínua e reciclagem de conhecimentos por meio do “Bônus Atualização”, ou seja, um convite em condições especiais aos ex-alunos das turmas de 2004 e 2005 para participarem dos novos módulos de 2006. “Também continuaremos a oferecer benefícios às micro e pequenas empresas atendidas pelo PRUMO, acreditando e investindo na base da economia brasileira deste segmento”, conta Selma. “

Outros diferenciais não podem deixar de ser destacados: as aulas práticas nos laboratórios do IPT e o corpo docente composto por especialistas e técnicos do IPT e por profissionais de destaque no mercado, tais como: Valdemir José Garbim, Paulo Garbelotto (Rhodia), Marcelo E. Silva (Flexsys), Rosângela Cipriano de Souza (Lanxess), Nilson F. Bordin (Du Pont), Luciano Vicente (Parker Hannifin), Edson Crespo (Dalton Dynamics Química Industrial Ltda), Edson Viana (Interquímica), Nilson Pavani (Chem-Trend), A. D’Angelo, Ricardo Rodrigues, Antonio C.M.Feijó (Retilox), Willian Pantojo e Mário Oliveira (Degussa) e Elisabete A. Wilhelm (Trelleborg).

Assessoria da Imprensa IPT