Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas completa 107 anos

Uma de suas atribuições é atuar junto às pequenas e microempresas por meio de projetos inovadores

qui, 06/07/2006 - 13h20 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), considerado a maior instituição de pesquisas da América Latina, completou 107 anos. Uma de suas atribuições é atuar junto às pequenas e microempresas por meio de projetos inovadores para levar ciência e tecnologia aos setores de produção. A expansão da capacidade técnica e tecnológica ocorre com a colaboração de equipe multidisciplinar do IPT. Entre os trabalhos, realiza pesquisas e formaliza convênios e parcerias com institutos de pesquisas nacionais e internacionais, universidades e empresas públicas e privadas.

Com esta vocação, ao longo de mais de um século, conquista a liderança na orientação e solução de problemas tecnológicos nacionais. Atua nas áreas de engenharia civil, metalurgia, madeiras, mecânica e eletricidade industrial, engenharia naval e oceânica, transportes, química, geologia, couros e calçados, biotecnologia, tecnologia ambiental, normalização e qualidade industrial, informação tecnológica, informática, educação de nível superior e treinamento. O IPT é resultado de visão inovadora de um grupo de professores da Escola Politécnica de São Paulo. Em 1899, a equipe criou o Gabinete de Resistência dos Materiais para dar suporte aos projetos de construção civil.

Indústria naval – Em 1934, a denominação Gabinete foi substituída por Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que ganhou autonomia e deixou de vincular-se à Poli. O IPT participou de todas as etapas da história contemporânea do País, com importante trabalho no processo de industrialização. Desenvolveu novas tecnologias e atuou em grandes obras de infra-estrutura nacional – barragens, hidroelétricas, estradas, metrôs, ferrovias, plataforma de petróleo. Uma das experiências bem-sucedidas é o Projeto Unidade Móvel (Prumo), destinado a indústrias de transformação de plástico e de borrachas.

O Prumo fornece assessoria tecnológica desde o nível de processos até treinamento do pessoal de produção. A iniciativa ajuda a solucionar problemas dos mais variados como matérias-primas inadequadas e equipamentos mal-utilizados. O instituto trabalha em pesquisas para o desenvolvimento de plástico biodegradável a partir de cana-de-açúcar. Em parceria com a Escola Politécnica da USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, cria projetos com o objetivo de retomar a indústria naval brasileira. O órgão é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial