Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas apresenta nova técnica que reduz consumo de energia

IPT é vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

qua, 29/11/2000 - 11h18 | Do Portal do Governo

Motores de enceradeiras, liquidificadores e geladeiras, entre outros eletrodomésticos, podem ganhar mais eficiência e economia. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, apresenta nesta quarta-feira, dia 29, os resultados de uma nova técnica que permite a redução do consumo de energia de aparelhos eletrodomésticos. A novidade consiste na análise da microestrutura dos aços silício e carbono, conhecidos como aços eletromagnéticos pela sua capacidade de se magnetizarem mediante a passagem de uma corrente elétrica. Desta forma, eles convertem eletricidade em movimento que aciona motores.

Os resultados desta pesquisa estão sendo apresentados no ‘3º Workshop Avanços da Tecnologia de Aços para Fins Eletromagnéticos’, que acontece na Universidade de São Paulo. Segundo o coordenador do workshop, pesquisador Fernando Landgraf, da Divisão de Metalurgia do IPT, a nova técnica deverá revolucionar o desenvolvimento desses materiais. ‘Trata-se do controle de orientação espacial dos cristais dentro das chapas de aço, que permitirá a redução da energia gasta na sua magnetização’, explica Landgraf.

O evento reúne representantes de empresas que produzem, processam e consomem aços cuja principal característica é o comportamento magnético. Atualmente, as siderúrgicas brasileiras produzem 300 mil toneladas anuais desses materiais. Quase 30% vão para o exterior dentro de motores elétricos, compressores de geladeira, transformadores, entre outros itens. Mais de 30 milhões de motores elétricos são produzidos anualmente no Brasil.

Em 1998, o IPT organizou o primeiro evento dessa natureza, com o objetivo de prestar contas à comunidade, apresentando os resultados de pesquisa produzidos nos seus laboratórios. ‘Este evento está se tornando um encontro anual da comunidade empresarial interessada no avanço desses materiais, com apresentações das principais siderúrgicas e fabricantes de motores’, diz Landgraf.

O workshop é um espaço para a discussão das prioridades de pesquisa e desenvolvimento que levem ao aumento da competitividade brasileira na corrida tecnológica internacional dessa cadeia produtiva, com repercussões na conservação de energia: melhores aços fazem motores elétricos mais eficientes, consumindo menos energia. Por isso, este ano serão realizadas palestras de representantes do governo federal sobre os novos fundos setoriais de financiamento, que enfatizam as parcerias entre as empresas e as instituições de pesquisa. A organização de um convênio de pesquisa cooperativa será discutida durante o evento.

Data: Quarta-feira, dia 29 de novembro de 2000
Local: Auditório Cid Vínio do prédio 36 do IPT, na Cidade Universitária, Zona Oeste – São Paulo-SP