Tecnologia: Governo do Estado participa do Programa de Implantação da Rede Internacional de Laborató

Profissionais de qualquer especialidade poderão aplicar as técnicas mais avançadas do processamento de dados

qua, 06/12/2000 - 14h41 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, lança nesta quinta-feira, dia 7, o “Programa de Implantação da Rede Internacional de Laboratórios de Software”, no Brasil. A cerimônia de lançamento será presidida pelo secretário estadual da Ciência e Tecnologia, José Aníbal, às 17 horas, na sede da Secretaria.

Trata-se de um conjunto de sistemas único no mundo, desenvolvido nas últimas duas décadas pelo professor Fuad Gattaz, Ph.D em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland e que será implantado nas 30 faculdades de tecnologia do sistema Fatec.

O programa prevê a disponibilização de licenças para uso do ambiente AGIR, uma poderosa ferramenta de simulação, emulação e produção de softwares orientados a processos, utilizado pelas principais empresas privadas de tecnologia da informação em todo o mundo.

Com esse sistema, profissionais de qualquer especialidade podem aplicar as técnicas mais avançadas do processamento de dados para pesquisar em sua própria área de interesse. Como exemplo: criar um portal de Internet.

A partir deste evento, o Governo do Estado de São Paulo passará a liderar a Rede Internacional de Laboratórios de Processo de Produção de Processos, integrando cerca de 2000 cientistas em todo o mundo, notadamente nos Estados Unidos, Alemanha, China, Índia e Japão.

O projeto está ancorado nos seguintes objetivos: geração de trabalho e renda, capacitação tecnológica avançada e ganhos de produtividade e competitividade da empresa brasileira.

Com esse programa, o Governo de São Paulo pretende alcançar índices de competitividade na indústria de software, comparáveis aos de países como Índia e Irlanda, hoje considerados fenômenos mundiais neste setor, e fixar no Brasil os melhores profissionais dessa atividade. Todos os detalhes técnicos e operacionais serão divulgados na cerimônia de lançamento.