Tecnologia: Escola da CPTM adquire o único Simulador de Controle de Tráfego do Brasil

Equipamento permite uma maior aproximação com parte da rotina dos Centros de Controle Operacionais (CCO’s) da empresa

qui, 16/03/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

 

O Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart – CPTM/SENAI acaba de adquirir o único Simulador de Controle de Tráfego existente no Brasil.  O equipamento permite uma maior aproximação com parte da rotina dos Centros de Controle Operacionais (CCO’s) da empresa.

Desenvolvido em Windows, o programa apresenta duas plataformas de trabalho, uma com os comandos da Linha C (Osasco – Jurubatuba) e outra com os da Linha E (Luz – Estudantes). A sala de aula possui cinco computadores: um para o instrutor e os demais para a prática dos alunos. Na tela aparecem quatro intertravamentos (partes), podendo ser delegado um para cada máquina. 

Embora não constasse nas especificações técnicas, durante a elaboração do programa foi possível incluir um campo para a inserção de números de trens, como nos CCO’s reais. Por outro lado, como se trata de um treinamento de funções básicas, o sistema não trabalha com tabela horária, nem com alarmes.

Para os exercícios, trens são introduzidos no traçado da via pelos instrutores, que criam situações com graus de dificuldade cada vez maiores para que os alunos possam resolver. O recurso será utilizado tanto para a formação dos alunos aprendizes como para o preparo e reciclagem de controladores. 

Para os estudantes do SENAI, foi criada uma disciplina chamada “Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego”, que será ministrada a todos o grupo, quando atingir cerca de 800 horas de aulas, do total de duas mil previstas. 

Segundo o diretor da unidade educacional, Ivan Moreno, a aquisição do software garante a formação de mão de obra cada vez mais especializada no ramo ferroviário. “Essa é parte final da implementação da Metodologia de Simulação, adotada pela escola ao receber o prêmio de R$ 429.925,00, da Fundação Vitae, no biênio 2003/2004. Na época, para concorrer à verba, foi criado o projeto Simulação como Recurso Didático no Ensino Técnico Profissional Metroferroviário”.

O recurso financeiro permitiu que a escola instalasse equipamentos de ponta em todos os seus seis laboratórios, modernizando-os como no caso da aquisição de um torno informatizado. Além disso, todo o plano pedagógico foi revisto e os docentes treinados para a nova metodologia.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.