Tecnologia: Equipes da USP sagram-se campeãs em competição de design aéreo

Com 78 equipes inscritas, nacionais e estrangeiras, a Competição foi realizada de 21 a 24 de setembro no CTA

seg, 25/09/2006 - 17h32 | Do Portal do Governo

São Paulo, 25 de setembro de 2006 – A equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) foi a campeã pela Classe Regular da VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 193,2 pontos na classificação geral, ao transportar 12,135 kg de carga útil. Na Classe Aberta, a campeã foi a equipe EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), ao carregar 17,500 kg e obter 170,9 pontos .

A segunda colocada na Competição pela Classe Regular foi a equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais. A aeronave da equipe conseguiu transportar 11,120 quilos e obter 188,5 pontos.

Com este resultado as três equipes ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE Aerodesign East Competition, competição que reúne equipes da América do Norte e Europa, a ser realizada em abril de 2007, na Florida, EUA, e organizada pela SAE International.

Menções Honrosas foram conferidas pela Comissão Organizadora da Competição às equipes concorrentes, referentes a 15 quesitos específicos. A campeã pela Classe Regular, Keep Flying, teve a Maior Carga Transportada na Classe Regular (12,135 kg), enquanto que a equipe Car Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ficou com o título de Maior Carga Transportada na Classe Aberta (21,935 kg). A equipe Draco Volans, Classe Regular, da Universidade de Brasília, ganhou em quatro quesitos: Melhor Apresentação da Classe Regular, Menor Tempo de Retirada de Carga (1,5 segundo), Melhor Tecnologia de Ensaios em Vôo e Melhor Projeto da Classe Regular.

No quesito Melhor Projeto da Classe Aberta fez jus à homenagem a equipe mineira Uai-Sô-Fly Open, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesma equipe ganhou, ainda, em  Melhor Apresentação da Classe Aberta.

A primeira equipe totalmente feminina no evento, a Fly Girls, Classe Regular, da Uninove, de São Paulo, recebeu a Menção Honrosa Ada Rogato. No quesito Melhor Equipe Internacional, o destaque foi para a equipe Audazes, Classe Regular, do Instituto Superior Técnico, de Portugal.

Em Maior Acuracidade, da Classe Regular, foi alvo de destaque a equipe Venturi, do Cefet-RJ, e da Classe Aberta, a homenagem foi para a equipe FEI Kondhor, do Centro Universitário da FEI. Já no quesito Melhor Piloto, a indicação foi para o estudante André de Oliveira Coraucci, da Universidade Federal de Itajubá (MG), enquanto que no quesito Maior Fator Eficiência Estrutural, ganhou a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia da USP São Carlos. Esta última instituição de ensino recebeu ainda mais uma indicação: o Projeto Mais Inovador, conquistado pela equipe EESC-USP Delta, Classe Aberta.       

                                                                                                                                                                            

Compareceram à VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign 65 equipes – 59 da Classe Regular e 6 Classe Aberta -, de um total de 78 equipes inscritas. Duas equipes eram da Venezuela e 1 de Portugal, país com presença inédita na Competição. As equipes brasileiras representaram 13 estados, além do Distrito Federal.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, no dia 21, quinta-feira, quando as equipes tiveram os aviões avaliados e questionados por comissões de juízes que integram o Comitê Técnico da Competição, formado por engenheiros da indústria aeronáutica e que trabalharam como voluntários durante toda a realização do evento. A partir de sexta-feira e durante todo o final de semana deu-se a etapa  de Competição de Vôo, ocasião em que os aviões passaram por seis baterias de vôos em que demonstraram serem capazes de decolar e transportar cargas úteis (simuladas por barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

Foram quatro dias dedicados à difusão e aprimoramento de técnicas de Projeto Aeronáutico, em ambiente de grande criatividade e de cooperação entre as equipes, com destaque para a criatividade e o empreendedorismo dos participantes, desta forma confirmando a qualidade educacional do Projeto, sempre mais reconhecida por empresas à procura de novos talentos no campo da engenharia, em especial as empresas dos segmentos automotivo e aeroespacial.

O Projeto AeroDesign conta com o patrocínio de grandes empresas como Petrobras, Embraer, Dassault Aviation, Rolls-Royce, United Technologies, General Electric, Parker Aerospace, C&D Aerospace e TAM. De grande importância é também o apoio recebido por parte de instituições públicas, como o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE).

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

 Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Os projetos realizados no âmbito da Competição SAE BRASIL AeroDesign são de excelente qualidade técnica e refletem a capacidade dos futuros engenheiros especializados em projeto aeronáutico no Brasil”, diz Deák. “Não é sem motivo que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na Competição, nos Estados Unidos”, comenta Gábor János Deák.

 Da USP

C.A.