Tecnologia: Curso ensina técnicas para enfrentar biodeterioração em museus, bibliotecas e prédios hi

nd

sex, 08/12/2000 - 19h30 | Do Portal do Governo

Biodeterioração é um dos maiores inimigos da memória e do patrimônio cultural em praticamente todos os países. São exemplares as infestações de cupins, brocas e fungos, no caso de materiais de origem celulósica. Mas há outros materiais que também são susceptíveis como tecidos, plásticos e couros. Por isso a Divisão de Produtos Florestais do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – uniu-se ao Departamento de Microbiologia da USP e ao Centro de Recursos Microbiológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para ministrar o curso Biodeterioração e Conservação em Museus, Bibliotecas e Prédios Históricos. Patrocinam esta iniciativa a Unesco, o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e a empresa Quartzolit.

Na semana de 4 a 8 de dezembro realizou-se no IPT, em São Paulo, um curso orientado para profissionais do Iphan. Segundo o superintendente do órgão, Roberto Saruê, esta parceria tem o mérito de introduzir novos conceitos para atacar velhos problemas. ‘A degradação de ecossistemas traz situações novas nas metrópoles, do ponto de vista do risco para o patrimônio histórico e cultural. Por isso buscamos novas técnicas e conceitos que aumentem nossas chances de ser bem-sucedidos na conservação desse patrimônio’, analisou Saruê.

Para Sérgio Brazolin, pesquisador da Divisão de Produtos Florestais do IPT e um dos responsáveis pelo curso, o objetivo é apresentar novas tendências tecnológicas e treinar arquitetos, bibliotecários e curadores de museus, entre outros profissionais, para identificar rapidamente elementos de biodeterioração, saber como agir na emergência e a quem recorrer. ‘Nossos cursos vão qualificar formadores de opinião na área do patrimônio brasileiro, por isso nossos pesquisadores mais qualificados ministram o curso, juntamente com um profissional reconhecido internacionalmente, que é o consultor britânico Dennis Ailsopp’, informa Brazolin.

O primeiro curso desta série foi em Porto Alegre, de 27 a 1º de dezembro. Os próximos, no começo de 2001, estão previstos para realizar-se na Bahia e Minas Gerais.