Tecnologia: Combustível Limpo será tema do bate-papo programado do IPT

Chat será nesta terça-feira, dia 7, a partir das 11 horas

seg, 06/02/2006 - 16h00 | Do Portal do Governo

“Podemos aumentar a produção de álcool, quase dobrar, sem aumentar em um milímetro a área plantada de cana”, diz Ademar Hakuo Ushima, pesquisador do IPT. Sua fala, que parece beirar a ficção, na verdade tem-se materializado desde 2002, quando o IPT firmou parceria com a Raudi Energia Tecnologia em Combustíveis Limpos Ltda. O objetivo do acordo é desenvolver um Gaseificador de excedentes de bagaço e palha de canapara a geração de gás combustível e de síntese. Sobre este projeto falará o entrevistado Ademar Hakuo Ushima, pesquisador do IPT, no Bate-Papo Programado de janeiro (07).

O projeto deve ser instalado em uma usina no ano que vem, com uma unidade de demonstração. Depois de finalizado, o gás sintetizado no gaseificador será capaz de gerar gasolina, óleo diesel, metanol, ácido acético, etanol, DME (que substitui tanto o diesel quanto o gás de cozinha), hidrogênio e fertilizantes. Muitos dos derivados de petróleo poderão substituí-lo por uma fonte renovável.

Segundo Ushima, para cada tonelada de cana utilizada na produção de álcool, são gerados 140 quilogramas de bagaço e 140 de palha, que possuem alta energia armazenada e tem porcentagens consideráveis desperdiçadas. “A palha de cana é queimada no campo e gera poluição. Podemos observar os casos de Ribeirão Preto e Piracicaba, que têm maior ocorrência de doenças pulmonares do que São Paulo”.

Ushima também explica que o gás carbônico produzido na queima de combustível não aumenta sua concentração na atmosfera, já que mantém uma quantidade fixa do gás em todo o ciclo. O CO2 consumido pela cana é o mesmo que sairá nos motores dos carros e será novamente absorvido pelas plantas. “Prevê-se que, daqui a dez anos, teremos uma crise energética e o efeito estufa estará agravado. Então, esta tecnologia desenvolvida aqui será de grande utilidade”.

AGENDA

07/02/2006 – 11 horas 

Desenvolvimento de processos de gaseificação de biomassa para geração de combustíveis líquidos limpos (GTL)

Ademar Hakuo Ushima – Pesquisador do IPT. Engenheiro Químico formado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Vem trabalhando com fontes alternativas de energia, em particular, com biomassa, desde 1980. Atualmente é o responsável pelos projetos de combustão e gaseificação de biomassa do Agrupamento de Engenharia Térmica.

Para participar, acesse o site http://www.ipt.br/atividades/servicos/chat/