Técnicos gaúchos visitam IML

Objetivo é conhecer em detalhes o processo de identificação dos corpos das vítimas do acidente com o avião da TAM

qua, 25/07/2007 - 10h52 | Do Portal do Governo

Dois técnicos do Instituto Geral de Perícias da Polícia Científica do Rio Grande do Sul visitam na manhã desta quarta-feira, 25, o IML (Instituto Médico Legal) central de São Paulo, na Capital. A visita permitirá aos legistas do governo gaúcho conhecer em detalhes o processo de identificação dos corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido na semana passada.

A vinda dos legistas gaúchos se deu após a formalização de um convite, feito por parte da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Dr. Celso Perioli, diretor da unidade, visto que a maioria das vítimas é do Rio Grande do Sul.

Os especialistas desembarcaram no fim da tarde de ontem em São Paulo e hoje pela manhã iniciaram a visita. Eles vão conhecer o trabalho de mais de 250 profissionais, entre médicos legistas, odonto-legistas, papiloscopistas e outros técnicos. Técnicos do Amazonas também devem visitar as dependências do IML paulista. A visita deve ocorrer na tarde de hoje.

Familiares

Não são apenas técnicos de outros estados que estão conhecendo o trabalho dos peritos do IML. Após reunião com familiares das vítimas, uma comissão foi montada para acompanhar o processo de reconhecimento. A primeira visita foi realizada na terça-feira, 24.

“Saio daqui confortada em ver a dedicação e o respeito com que estes profissionais estão cuidando de nossos entes”, disse Eliseth Ferraz, uma das integrantes da comissão formada por cinco parentes de vítimas.

O trabalho é complexo e demanda tempo, afirmam as autoridades. “Está sendo feito tudo que é possível, mas os corpos estão muito carbonizados e isso dificulta muito o trabalho”, argumentou o Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey. Portanto, explicou, ainda não é possível definir um prazo para a conclusão das atividades.

Histórico

As 18h50 da terça-feira, 17, o avião Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ 3054 perdeu o controle quando tentava pousar no Aeroporto de Congonhas, na Capital, atravessou a Avenida Washington Luís, bateu em um prédio nas imediações e explodiu. O número de vítimas deve passar de 200, o que leva o acidente a ser o maior na história da aviação brasileira (o acidente com o vôo 1907 da Gol vitimou 154 pessoas).

Manoel Schlindwein

Com informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública