Técnicos em transporte de vários países visitam EMTU

Todos são membros da membros da União Internacional dos Transportes Públicos

qui, 05/03/2009 - 17h04 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) recebeu, em São Bernardo do Campo, membros da União Internacional dos Transportes Públicos que estão participando da Oficina “Gerenciamento de Sistema de Ônibus nas Cidades de São Paulo”. São técnicos de vários países, incluindo o Brasil, como Austrália, Índia, Equador, Peru, Argentina e Espanha que visitaram a empresa na quarta-feira, 4, para conhecer serviços, projetos e programas da gerenciadora.

Programas

Os visitantes conheceram o programa de integração tarifária e os bilhetes utilizados no sistema de transporte metropolitano, envolvendo os trens do Metrô e da CPTM e as linhas de ônibus intermunicipais. Também assistiram à apresentação do Programa IQT – Índice de Qualidade do Transporte, uma ferramenta de gestão criada pela EMTU/SP para avaliar os serviços prestados pelas empresas de ônibus nas três Regiões Metropolitanas (São Paulo, Baixada Santista e Campinas). Nesse programa, é analisada a opinião dos usuários sobre o serviço, colhida por meio de entrevistas, assim como os índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas e situação econômico-financeira das operadoras.

Corredor ABD

O grupo também fez uma visita técnica ao Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) que é referência nacional e internacional de transporte público de média capacidade. Esse sistema, totalmente exclusivo para a operação de ônibus, é efetivamente metropolitano, pois começa e termina na capital paulista, passando por quatro outros municípios da Grande São Paulo: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. É, portanto, um elemento  estruturador do setor, por conta, ainda, da integração com outros modos de transporte como ônibus municipais, ônibus metropolitanos, trens e metrô. O Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) tem alto índice de aprovação, conforme resultados das pesquisas divulgadas pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP.

Da EMTU/SP