Técnicos do Metrô prestam esclarecimentos na Assembléia Legislativa

Eles reafirmaram a normalidade na fiscalização feita pela empresa durante a execução do contrato de implantação do empreendimento da Linha 4

qua, 14/02/2007 - 13h48 | Do Portal do Governo

Técnicos da Companhia do Metrô prestaram ontem (13/2) esclarecimentos à Comissão de Representação formada na Assembléia Legislativa de São Paulo para acompanhar as investigações do acidente nas obras da futura estação Pinheiros da Linha 4-Amarela, no dia 12 de janeiro. Essa Comissão foi constituída a partir de integrantes das comissões permanentes de Serviços e Obras Públicas e de Transportes e Comunicações.

O diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Luiz Carlos Pereira Grillo, o ex-assessor da Linha 4, Argemiro Álvares Ferreira, e o gerente jurídico da companhia, Sérgio Avelleda reafirmaram a normalidade dos procedimentos observados pela fiscalização da empresa durante a execução do contrato de implantação do empreendimento da Linha 4 e do projeto de construção da estação Pinheiros pelo Consórcio Via Amarela, responsável pela obra.

O acidente, que tem gerado um grande número de especulações sobre suas causas, deverá ser esclarecido efetivamente com o parecer técnico que está sendo realizado pelo IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, contratado pelo Metrô, com a  perspectiva de conclusão do trabalho em agosto próximo.

Grillo explicou que a construção da estação Pinheiros não teve o seu projeto alterado, sempre foi pelo método NATM – New Austrian Tunneling Method, conhecido como “túnel de mineração”. “Quanto a construção dos túneis, tanto o sistema em NATM como em Shield (tatuzão) são equivalentes em termos de segurança”, acrescentou Grillo.

O gerente jurídico do Metrô destacou que o contrato é o mais adequado para os países em desenvolvimento, porque evita aditamentos de preços, o que eleva os gastos do governo.

Nesta quarta-feira (dia 14/2), às 14 horas, está prevista a terceira sessão de esclarecimentos na Assembléia Legislativa com a Comissão de

Representação, com a presença do ex-diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sergio Salvadori, do gerente de Engenharia e Projetos, Ricardo Leite, e do gerente de Contratações e Compras, Sérgio Corrêa Brasil.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

 

(AM)