Técnicos do Ipem-SP intensificam fiscalização em lotes de papel higiênico no Estado

Dos 159 lotes verificados até julho, 61 apresentavam erros de metragem e foram reprovados

sáb, 18/08/2007 - 11h03 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, verificará 42 lotes de papel higiênico na próxima segunda-feira, 20 de agosto, nos sete laboratórios do instituto no Estado. O papel higiênico é o produto campeão de irregularidades entre os itens de grande consumo popular fiscalizados pelo Ipem-SP nos últimos cinco anos.

Dos 159 lotes verificados até julho de 2007, um total de 61 (38,4%) apresentava erros de metragem e foram reprovados nos exames realizados pelos técnicos do instituto.

Os lotes, cada um de cinco a 32 unidades, foram coletados nos pontos de venda e serão analisados na segunda-feira nos sete laboratórios do Estado, em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Cada laboratório verificará seis lotes de diferentes tipos de papel higiênico (de folha simples, dupla, de 30 metros, entre outros).

A fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada e quantidade real dos produtos. No caso do papel higiênico, o produto é desenrolado e são medidos o comprimento e a largura do papel. O acesso da imprensa é permitido e os fabricantes ou responsáveis são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

C.M.