Técnicos do Ipem fiscalizam material utilizado na construção civil

Operação Reconstrução avaliará 66 lotes de produtos como azulejo, bloco cerâmico e cimento, entre outros itens

dom, 21/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Para intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor) destinados à construção civil, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza nesta segunda-feira, 22, a “Operação Reconstrução”.

Os fiscais examinarão 66 lotes de produtos como azulejo, bloco cerâmico, cimento, cal, areia e brita, entre outros itens, coletados em pontos de venda de todos os portes, lojas especializadas e fábricas. Os exames serão realizados simultaneamente nos laboratórios do Ipem em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, além da capital paulista.

Empresas autuadas deverão retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Do Ipem