Técnicos do Instituto de Alimentos desenvolvem projetos para reduzir impacto ambiental

Estudo avalia impacto ambiental causado por dez produtos industrializados

seg, 22/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) desenvolveu, junto com a rede de hipermercados Walmart, um projeto que busca diminuir o impacto ambiental causado por cerca de dez produtos industrializados, como achocolatados, chás, amaciantes e fraldas descartáveis. “A ideia do projeto é demonstrar aos empresários e fornecedores que sempre é possível melhorar seus produtos”, diz a pesquisadora do Ital, Eloísa Elena Correia Garcia.

Para isso, um grupo de seis pesquisadores do Cetea acompanhou as propostas de melhorias desses produtos, analisando todas as etapas do seu ciclo de vida.  A equipe analisou, inclusive, como a mercadoria foi transportada, consumida e descartada. “Tomemos como exemplo um hambúrguer. A avaliação do ciclo de vida começa na produção da ração animal do gado e segue pelo impacto ambiental da vida do boi, de como é feito o abate, o processamento da carne, a fabricação do hambúrguer e de sua embalagem, além de outros fatores”, explica Eloísa.

Segundo a pesquisadora, no acompanhamento do ciclo de vida de um produto são observados itens que vão desde a forma pela qual a produção interage com o meio ambiente (quantificando o gasto e qualidade de água usada), como ela devolvida ao meio ambiente, o consumo de energia e de combustível e até  a forma de transporte (que pode contribuir para o aumento ou minimização da poluição do planeta). “Quantificando isso tudo, podemos avaliar onde é possível implantar melhorias. Sempre é possível reduzir emissões de poluentes, redimensionar embalagens para que possam ser transportadas em menos viagens de caminhão e usar água sem desperdício, eentre outros. Ou seja, pode-se minimizar o impacto ambiental dos insumos, da produção e do consumo. É fazer mais com menos”, diz a pesquisadora.

Para o processo de “pensar o ciclo de vida” dos produtos comercializados pelo Walmart, assim como para outros projetos do tipo, é usado o princípio da “melhoria contínua e equilibrada”, que entende o ciclo como um todo, ressalta o pesquisador e coordenador do projeto, Guilherme de Castilho Queiroz. “Dessa forma, podemos avaliar todo o processo, sem ocasionar equívocos que trazem melhorias em um ponto e prejuízo para outro.”

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento