Técnicos do Daee removem bombas no Piscinão Petrobrás

Trabalho é a primeira etapa do programa de recuperação do piscinão

ter, 12/02/2008 - 18h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio do Departamento de Águas e Energia (DAEE) concluiu nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, o trabalho de remoção dos quatro conjuntos de bombas do piscinão Petrobrás, localizado em Mauá. O trabalho é a primeira etapa do programa de recuperação do piscinão.

“Este é o maior piscinão construído pelo Governo do Estado para controlar as enchentes na bacia do Alto Tamanduateí, e representou um investimento de R$ 21,6 milhões”, destaca Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE.

Localizado no bairro Capuava, o Piscinão Petrobrás tem capacidade para acumular 800 milhões de litros de água das chuvas e contribui para evitar enchentes do rio Tamanduateí. O piscinão foi entregue em agosto de 2002 à prefeitura de Mauá, que se responsabilizou pela operação, manutenção e vigilância.

Em setembro de 2005, o piscinão sofreu a invasão de ladrões que roubaram os cabos que acionam o conjunto de bombas e danificaram totalmente os painéis de operação do sistema. Atualmente, o piscinão com 450 milhões de litros de água em uma lâmina d’água com 8 metros de profundidade.

O DAEE está investindo R$ 1,9 milhão na recuperação do sistema de bombeamento. O trabalho começou em dezembro e deve ser concluído em maio deste ano. Cada bomba pesa 4 toneladas, tem 2 metros de altura e 1 metro de diâmetro, e capacidade para bombear mil litros de água por segundo.

A remoção das bombas foi realizada pelo mergulhador Alenildo Antônio da Costa, da empresa Diver Sub Mergulho Profissional. O conjunto de bombas foi fabricado na Suécia pela ITT Flygt. As bombas foram encaminhadas para revisão no representante brasileiro do fabricante e serão reinstaladas no piscinão.

Da Secretaria de Saneamento e Energia

(C.M.)