Técnicos de onze países participam de curso sobre emergências com poluentes orgânicos

Encerramento terá simulado de incêndio em depósito de poluentes orgânicos persistentes

ter, 27/04/2010 - 9h16 | Do Portal do Governo

Especialistas em atendimento a emergências químicas de vários países da América Latina e Caribe estão participando, na cidade de São Paulo, de um treinamento organizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre poluentes orgânicos persistentes. Conhecidos pela sigla POP são considerados carcinogênicos e uma séria ameaça à saúde pública e ao meio ambiente.

Além de apresentarem uma ampla distribuição geográfica e de permanecerem nos ecossistemas por longos períodos, têm a propriedade de se acumular no tecido adiposo dos seres vivos. Os POPs mais conhecidos são o aldrin, cloridano, DDT, Mirex, PCBs (bifenila policlorada), dioxinas e furanos, que integram uma lista de 12 compostos. Essa lista deverá ser ampliada em agosto próximo com a inclusão de novos produtos.

Denominado de Treinamento Internacional “Atendimento a Emergências Químicas Envolvendo POPs da Convenção de Estocolmo, o evento começou na segunda-feira, 26, e se estenderá até quinta-feira, 29.

No último dia, os especialistas participarão de um simulado organizado pelo Setor de Operações de Emergência da Cetesb. O objetivo é mostrar os procedimentos que devem ser adotados no manuseio desses compostos, especialmente em casos em que ocorrer a sua liberação para o meio ambiente. Na ocasião, será simulado um incêndio em um estoque de praguicidas e outros compostos em condições inadequadas. Os técnicos mostrarão como proceder no combate ao fogo e evitar que água utilizada contamine o solo e as águas.

Participam do treinamento 31 especialistas da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Entre os treinandos encontram-se, ainda, representantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e dos governos de Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins, além das secretarias da Saúde e da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria do Patrimônio da União, Fundacentro – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho e INPEV – Instituto Brasileiro de Processamento de Embalagens Vazias.

O treinamento faz parte das atividades da Cetesb, que foi indicada para ser um dos oito Centros Regionais da Convenção de Estocolmo para POPs, com a atribuição dar assistência técnica, fomentar a gestão ambiental adequada de POPs e dar suporte na construção de legislações aos países da América Latina e Caribe. A Convenção de Estocolmo (CE) é um tratado internacional, em vigor desde 2004, com a finalidade de dar proteção à saúde humana e ao meio ambiente contra os efeitos dos POPs.

O primeiro dia do treinamento contou com as palestras da engenheira química Lady Virgínia Meneses, que falou sobre o Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre POPs; do químico Jorge Gouveia, que destacou as Emergências Químicas; da farmacêutica-bioquímica, Rúbia Kuno, que abordou as Noções Básicas de Toxicologia Aplicadas aos POPs; e do químico Edson Hadda, sobre Riscos Químicos.

Nos próximos dois dias serão abordadas questões como equipamentos de proteção individual, atendimento a emergências, descontaminação de equipamentos, aspectos ambientais, gerenciamento de resíduos, gestão socioambiental do risco, planos de ação de emergência e outras.

Da Cetesb