Técnicos da Saúde vão abordar pessoas na rua para alertar sobre uso de drogas e cigarro

Haverá distribuição de material informático e testes rápidos para identificar grau de dependência

qua, 15/09/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) promove a partir desta quarta-feira, 15, ações de rua para alertar a população sobre o risco do uso de drogas e tabaco e encaminhar pacientes para tratamento. As abordagens irão ocorrer em locais de grande circulação de pessoas, sempre das 9 às 15 horas.

Além da distribuição de material informativo, haverá a aplicação de testes rápidos para identificar o grau de dependência das pessoas em tabaco, álcool e drogas. Aquelas com maior risco de dependência serão orientadas a procurar acompanhamento especializado em unidades de saúde.

Um dos testes que serão utilizados será o Assist (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening), de padrão internacional, que consiste em um questionário para identificar rapidamente o perfil do uso de substâncias psicoativas. Os fumantes também serão submetidos ao exame de monoximetria, que mede o nível de monóxido de carbono expirado.

“Este tipo de prevenção é fundamental para que possamos minimizar as consequências que as substâncias trazem para a saúde e para a vida social e profissional das pessoas. Por meio deste contato direto, verificamos que muitos participantes não têm noção do próprio grau de envolvimento com as diversas substâncias psicoativas e temos oportunidade de orientar, e quando necessário, encaminhar para atenção especializada”, explica a diretora do Cratod, Marta Ana Vaz.

Confira as datas e locais onde serão realizadas as ações de rua contra as drogas:

Quarta-feira, 15 – Em frente ao TUCA (PUC)
Quarta-feira, 29 – Praça da República
Quarta-feira, 6 – Praça da Bandeira

Da Secretaria da Saúde