Técnicos da Saúde alertam sobre riscos do cigarro na Av. Paulista

Aferição de monóxido de carbono no organismo de fumantes, panftetagem e até desfile com famosos marcam ação no Conjunto Nacional

ter, 31/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), estará no Conjunto Nacional, em plena Avenida Pasulista, nesta terça-feira, 31, para alertar a população sobre os riscos do cigarro e medir os níveis de contaminação de fumantes e não-fumantes por monóxido de carbono.

A ação será realizada em parceria com o Instituto do Coração (Incor), o Hospital do Coração e a Aliança Contra o Tabagismo, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto.

A programação, das 9 às 13 horas, inclui a distribuição de panfletos, medição de nível de monóxido de carbono no ar expirado (monoximetria), aplicação de questionário para avaliar o nível de dependência de nicotina, orientação sobre tratamento na rede pública de saúde e um desfile de moda com celebridades para alertar os jovens sobre os malefícios do cigarro.

Entre as pessoas que deverão participar do desfile estão a Miss São Paulo 2010, Karla Mandro, e apresentadora de TV Babi Xavier, a diretora de cinema Tata Amaral e o campeão mundial de vôlei Amauri Ribeiro.

“Este tipo de ação é de fundamental importância para alertar os fumantes dos riscos aos quais estão expostos. O tabagismo é a segunda causa de morte evitável no planeta”, afirma a cardiologista e responsável pelo programa de Controle do Tabagismo do Cratod, Stella Martins.

Serviço
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Local: Condomínio Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073
Data: terça-feira, 31
Horário: das 9 às 13 horas

Da Secretaria da Saúde