Técnicos da Agricultura prestam atendimento sobre pecuária leiteira em Ipiguá

Objetivo é mostrar desenvolvimento em pequenas propriedades do pastejo rotacionado combinado com irrigação e plantio consorciado de aveia e forrageira

sex, 31/08/2007 - 11h48 | Do Portal do Governo

A atividade leiteira está em alta e o produtor antenado pode empregar diversas tecnologias para aumento da sua produtividade. Nesta sexta-feira, 31, em Ipiguá (a 20 quilômetros de São José do Rio Preto), acontece o Dia de Campo do Projeto de Pecuária Leiteira, com demonstrações tecnológicas e exposições técnicas de profissionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O projeto é desenvolvido em todo o Estado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em conjunto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O objetivo do Dia de Campo é mostrar como está o desenvolvimento em pequenas propriedades com o uso do pastejo rotacionado, combinado com irrigação e plantio consorciado de aveia e azevém (forrageira), que ajudam na suplementação alimentar do animal em períodos de seca, exatamente o que ocorre nos meses de junho, julho e agosto.

O Projeto de Viabilidade da Pecuária Leiteira, implantado pioneiramente aos produtores paulistas em 2000, registra aumentos de produção diária de leite tipo C em mais de 200%. São mais de 500 propriedades envolvidas.

O projeto tem a duração de três anos na propriedade. Ele envolve cronograma de adaptação de piquetes, melhoria do solo, seguido de pasto irrigado, melhoria do gado, introdução de técnicas de pastagens rotacionadas, gramíneas diferenciadas e alimentação suplementar e culmina, no último ano, com a melhoria da qualidade do leite. A área média utilizada é de dez hectares.

OUTRAS AÇÕES – Além desse projeto, a Secretaria de Agricultura também oferece linhas de financiamento com juros de 3% ao ano aos produtores com renda bruta anual de até R$ 400 mil para a melhoria da qualidade do leite na aquisição de tanques de resfriamento, infra-estrutura e compra de matrizes de alta genética, via Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). Detalhes podem ser obtidos nas Casas de Agricultura ou no site da Secretaria (www.agricultura.sp.gov.br).

A Secretaria também absorve mais de 10% da produção leiteira estadual com o Projeto Vivaleite, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), que distribui leite in natura a cerca de 700 mil famílias carentes. São 10,3 milhões de litros comprados por mês nas bacias leiteiras do Estado. Dentro da Câmara Setorial do Leite, uma das 26 abrigadas pela Secretaria, os problemas e pleitos do setor também são discutidos e encaminhados para possíveis decisões de políticas públicas.

Serviço:

Dia de Campo da Pecuária Leiteira

Dia 31 de agosto, a partir das 13h30

Local: Estância Rosinez

Rodovia São José do Rio Preto/Ipiguá – km 20 – Ipiguá/SP

Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)