Técnicas pouco invasivas já respondem por 10% das cirurgias de coluna no HC

Apesar de recente, método vem substituindo operações tradicionais, pois agridem menos o organismo dos pacientes e reduz o tempo de internação

qua, 21/07/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Consideradas um dos principais avanços recentes da medicina, as cirurgias minimamente invasivas de coluna vêm ganhando destaque no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT), ligado à Secretaria da Saúde. Há apenas dois anos, a técnica começou a ser implantada no IOT, de forma pioneira, para cirurgias de coluna, e hoje respondem por 10% do total de operações deste segmento, sobretudo no tratamento de hérnia de disco.

De acordo com o especialista do Hospital das Clínicas, Alexandre Fogaça, as cirurgias são feitas com o auxílio de um vídeo-endoscópio, utilizado para melhor visualização da área cirúrgica. “O procedimento permite cortes muito menores do que a cirurgia convencional. Em alguns casos, evitam até mesmo a realização de cortes, pois são posicionadas cânulas (pequenos tubos adaptados a instrumentos cirúrgicos) em pontos específicos, que servem tanto para tratar como para diagnosticar patologias”, explica.

Além dos benefícios para os pacientes, Fogaça destaca que as cirurgias minimamente invasivas trazem economia às instituições hospitalares. “A redução do tempo de internação reduz custos para o hospital e permite a liberação de leitos com mais agilidade para novos atendimentos”, observa, acrescentando que esses métodos são feitos com anestesia local ao contrário das operações tradicionais.

Evento

Entre os dias 21 e 24 de julho, o especialista do HC, Alexandre Fogaça, fará parte da Comissão Executiva do II Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Cerebral (Cominco), que terá como um dos principais organizadores o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Durante os quatro dias, profissionais de várias partes do mundo debaterão, em São Paulo, o que há de mais moderno em técnicas e aparelhos para o tratamento minimamente invasivo das doenças da coluna vertebral.

Da Secretaria da Saúde