Técnica utiliza calor e luz solar para proteger solo e mudas agrícolas

Sistema desenvolvido por cordenadoria da Secretaria da Agricultura e Abastecimento substitui métodos tradicionais de desinfestação

sex, 09/09/2016 - 8h33 | Do Portal do Governo

Sistema coletor de calor e luz solar substitui com êxito a utilização de produtos químicos tóxicos e métodos tradicionais no desenvolvimento e proteção de mudas no campo. A inovação partiu do Núcleo de Produção de Mudas, da Coordenadoria  de Assistência Técnica Integral (Cati), ligada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A técnica foi implantada no município de São Bento do Sapucaí. Ela substitui o tratamento de proteção de mudas de sistemas tradicionais de desinfestação, como autoclaves, fornos a lenha ou aplicação de brometo de sódio de metila, produto tóxico que foi retirado do mercado.

De baixo custo, o novo sistema consiste na utilização de caixas com fundo de metal que absorvem o calor do sol. O substrato é colocado no recepiente e a temperatura deve ser de 70ºC para que o uso do coletor permita a sobrevivência de microrganismos, que são tolerantes ao calor e impedem que bactérias, fungos, nematóides e outras espécies de pragas prejudiquem o desenvolvimento das mudas, sem contaminar o solo e os recursos hídricos.

O agricultor tem como grande vantagem a economia, pois não utiliza energia elétrica ou lenha, protege o meio ambiente, é de fácil construção e manutenção, e não apresenta riscos para o operador.

Para a assistente de planejamento do Núcleo de Produção de Mudas, Silvana Catarina Sales Bueno, quem mais lucra com a técnica é o meio ambiente por causa da preservação do solo e dos recursos hídricos. Além disso, o sistema tem apresentado bons resultados no desenvolvimento das mudas.

“Um estudo de viabilidade econômica concluiu que o gasto é o mesmo do sistema convencional, mas com um ganho ambiental e ecológico imensuráveis”, afirma Sales Bueno.

Do Portal do Governo do Estado