Técnica diminui emissão de gás carbônico na produção de cimento

Tese foi comprovada com aumento da resistência do concreto em laboratório

seg, 22/04/2013 - 17h13 | Do Portal do Governo

A Escola Politécnica da USP desenvolveu uma técnica que pode dobrar a produção de cimento sem aumentar as emissões de gás carbônico. O procedimento realiza de forma mais racional o controle, seleção e combinação das matérias-primas usadas para produzir o cimento, aumentando a qualidade e a maleabilidade do produto. Tudo isto permite substituir grande parte do material responsável pela emissão de CO2, podendo reduzir as emissões em 40%.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O método utilizado pela Poli combina matérias-primas simples com ferramentas e conceitos avançados, começando pelo controle e seleção das substâncias que compõem o cimento. A tecnologia consiste em aumentar a proporção de filler, matéria-prima à base de pó de calcário que dispensa tratamento técnico, processo que na fabricação do cimento é responsável por 90% das emissões de gás carbônico.

ASSISTA AO VÍDEO
Do laboratório ao dia a dia: entenda como o IPT está presente em sua vida

O cimento Portland tradicional é composto por argila e calcário, duas substâncias que quando fundidas no forno em alta temperatura são transformadas em grãos chamados de clínquer, que é moído junto com a matéria-prima do gesso até virar pó. Para cada tonelada de clínquer são emitidos aproximadamente 800 e 1.000 kg de CO2.

A Poli negocia parceria com indústrias de cimento para aperfeiçoar a tecnologia e aplica-la na produção.

Do Portal do Governo do Estado