Teatros e museus estaduais participam da Virada Cultural

Evento acontece na Capital nos dias 26 e 27 de abril; em maio, Secretaria da Cultura leva maratona para 20 cidades do interior

qui, 03/04/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

Os teatros e museus paulistas abrem suas portas no final deste mês para a quarta edição do Virada Cultural, evento promovido pelo governo estadual em parceria com municípios, que reúne 24 horas ininterruptas de cultura e arte. A maratona cultural deste ano terá atrações para todas as idades e gostos nos teatros da Dança, Sérgio Cardoso, São Pedro, Pinacoteca do Estado e nos museus da Casa Brasileira e da Língua Portuguesa.

Os detalhes para da quarta edição foram definidos nesta semana pelo secretário estadual da Cultura, João Sayad, após reunião com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No encontro ficou definido que o evento será realizado entre as 18h de sábado, dia 26 de abril, e 18h de domingo, dia 27. A Secretaria de Estado da Cultura deve participar com programação especial em vários dos seus equipamentos, que ficarão abertos fora do horário habitual.

Durante o lançamento, João Sayad lembrou que eventos como a Virada Cultural fazem parte da mesma lógica do programa Cidade Limpa, que tem como um dos seus objetivos a recuperação do centro de São Paulo. Com a maior parte da programação concentrada nesta área da cidade, a Virada, segundo Sayad, aposta na “reurbanização humana” do centro – ou seja, no reencontro das pessoas, no passeio e no convívio num local de fundamental importância para a cidade. Para ele, a cultura é peça central dessa revalorização. “Estamos num momento muito rico, de reconquista da cidade, e a Virada Cultural faz parte disso”, disse o secretário. Ele lembrou também que nos dias 17 e 18 de maio a Secretaria deve promover a Virada Cultural Paulista em 20 cidades do interior do Estado.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que sua intenção é transformar São Paulo numa “Meca da cultura”. Ele destacou também a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, que juntamente com a São Paulo Turismo, a Secretaria Municipal de Educação e o SESC-São Paulo, que tornou possível a Virada Cultural 2008 do Município.

Da Secretaria da Cultura

(C.M.)