Teatro: Única peça de Clarice Lispector estréia hoje no Sérgio Cardoso

Montagem marca os 85 anos de nascimento da escritora

sex, 20/01/2006 - 10h43 | Do Portal do Governo

O Teatro Sérgio Cardoso inicia temporada 2006, nesta sexta-feira, dia 20, com o único texto teatral de Clarice Lispector: A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos, de 1948. Inédita em São Paulo, a montagem marca os 85 anos de nascimento da escritora.

Produzido por Nicole Algranti, sobrinha-neta de Clarice, o espetáculo traz também trechos de várias obras de Clarice e de uma carta escrita pela própria autora ao amigo Fernando Sabino, na qual ela conta o prazer de escrever uma cena: “cena antiga tipo tragédia, com coro, sacerdote, povo, esposo, amante,… (…) Mas você não imagina o prazer… (…). O verdadeiro título dessa grande tragédia em um ato, seria para mim “divertimento”, no sentido mais velhinho dessa palavra.”

O texto revela um tom característico para explorar os papéis do poder e o desejo na estrutura social. Nele são destacados temas usados muito usados por Clarice: como o isolamento humano, o amor e a condição da mulher na sociedade humana.

Curiosidade

A peça foi encontrada em 2003 por Nicole durante manuseio de um dos mais antigos textos da tia – o livro A Legião Estrangeira.  Nicole convidou, então, José Antônio Garcia para dirigir o espetáculo. Ele, por sua vez, reuniu outros textos de Clarice e, em parceira com Yoya Wursch, adaptou-o ao que chama de Crônicas Para Não Esquecer somando ao texto original de A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos.

A produção é da própria Nicole. No elenco os atores Alexandre Moff Ati, Chico Lá, Cristina Aché, Dora Pellegrino, Érica Menezes, Franco Almada, Giovana de Tonl, Karan Machado, Kate Hansen, Marco Audinorosa Douat e Teresa Montero.

A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos

Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)

Estréia 20/01, sexta-feira, às 21h30

Aos sábados, às 21h e domingos, às 19h

Até 29/01. Ingressos: R$ 20 e ½ entrada

Teatro Sérgio Cardoso

R. Rui Barbosa, 153. Bela Vista.

Bilheteria: 3288-0136

Acesso a portadores de deficiência

www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura