Teatro: Tusp apresenta peça inspirada em romance de Clarice Lispector

Espetáculo apresenta a iniciação de uma mulher (Lóri) em busca do autoconhecimento

dom, 23/07/2006 - 21h01 | Do Portal do Governo

Resultado de quase dois anos de trabalho da Companhia Simples de Teatro e seu orientador, Antônio Januzelli, a peça Se Eu Fosse Eu, baseada no romance A Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, está em cartaz no Teatro da USP (Tusp). O espetáculo apresenta a iniciação de uma mulher (Lóri) em busca do autoconhecimento. Questionando a sua própria natureza, percebe que a experiência maior de sua vida se dá no encontro com o outro (Ulisses), ao descobrir o amor. O texto intimista de Lispector é entremeado por improvisos, baseados nas reações da platéia e nas necessidades do próprio elenco. Uma seqüência inusitada é formada a cada apresentação, baseada em cenas previamente ensaiadas. “O espetáculo não se fecha em uma única linha narrativa, pois entendemos que a platéia completa a trama com sua própria história. Parafraseando Clarice, nosso porto de chegada são os outros”, afirma Antônio Januzzeli.

A compreensão do ator como sujeito é a matéria de estudo do Laboratório Dramático do Ator, desenvolvido por Januzelli, professor da Escola de Artes Dramáticas (EAD) da USP. “Ator é o homem que desenvolve a capacidade de se tornar outros. Para isso, tem de ser muito ele mesmo”, avalia o diretor. Inspirado nos laboratórios de Jerzy Grotowski e na teoria artaudiana (…), o trabalho propõe o cruzamento entre a pesquisa do grupo e a vida de qualquer espectador. “Quanto mais você adentra as possibilidades do seu ser, mais ele se torna universal. Não é um teatro do representar, é um teatro do ser”, explica.

Espaço cênico

O espetáculo propõe relação próxima, direta e íntima entre ator e espectador. O espaço cênico é tema de um projeto experimental de design, elaborado por Fernanda Resende, que busca a flexibilização do espaço, integrando atores e platéia no mesmo lugar. A proposta permite a apresentação tanto em um palco convencional como num espaço alternativo, como galpão ou sala. “A única exigência era, aproximadamente, dez metros de diâmetro de piso liso, para que atores e público fossem acomodados juntos”, diz a designer, lembrando que, nessas condições, a presença de 70 a cem pessoas por apresentação é o ideal. Participam os atores Daniela Duarte, Flavia Melman, Luciana Barros, Otávio Dantas, Clarissa Leme Rezende, Fernanda Resende e Eduardo Agni. A iluminação é de Cristiane Paoli-Quito e Denilson Marques.

SERVIÇO

Peça fica em cartaz até o dia 13

Apresentações aos sábados, às 21 horas; domingos, às 20 horas

Ingresso custa R$ 12, com meia-entrada para estudantes,

maiores de 60 anos e funcionários da USP

Duração do espetáculo: 60 minutos

Tusp: Rua Maria Antônia, 294 – Consolação

Tel. (11) 3255-7182 – ramal 42, ou (11) 3259-8342

Reserva por telefone ou pelo site www.usp.br/tusp

Da Agência Imprensa Oficial