Teatro Sérgio Cardoso passa por reforma

Obras incluem remodelamento da fachada e modernização de instalações internas, que serão realizadas sem interrupção da programação do teatro

sex, 23/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Começaram as obras para reforma do Teatro Sérgio, localizado no bairro da Bela Vista, Capital. Os trabalhos compreendem a reforma da fachada e dos sanitários e camarins, a ampliação da área administrativa e serviços técnicos diversos, como adequação das instalações elétricas, troca do forro de gesso e instalação de plataformas elevatórias para portadores de necessidades especiais.

“A reforma tem o objetivo de modernizar esse que é um dos mais importantes  teatros de São  Paulo”, explica o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. Segundo ele, todo o cronograma da reforma foi pensado de modo a não comprometer a programação do Sérgio Cardoso.  “O público continuará usufruindo normalmente da programação do teatro durante as obras”, diz.

Uma das partes mais importantes da reforma é o remodelamento de sua fachada, que será coberta por uma “pele” de vidro sustentada por estrutura metálica. No saguão será aberto um vão para entrada de luz natural. Na parte interna, a obra inclui a modernização das instalações elétricas e hidráulicas; a reforma dos sanitários e camarins; a troca do forro de gesso existente; a instalação de plataformas elevatórias para portadores de necessidades especiais e de elevador de carga na área da doca; e a ampliação da área  administrativa do teatro, localizada na fachada posterior voltada para a rua Conselheiro Ramalho.

Com duração prevista de seis meses, a reforma será realizada pela empresa Esteto, vencedora de licitação. O orçamento é de R$ 5,4 milhões.

O Sérgio Cardoso foi inaugurado pelo Governo de São Paulo em 13 de outubro de 1980, no terreno do antigo Teatro Bela Vista – fundado em 1956, como sede da companhia de teatro dos atores Sérgio Cardoso e Nydia Licia.  O projeto do novo edifício, do arquiteto Ugo di Pace, foi completado pelo Grupo Soares Ramenzoni. Na primeira temporada, o teatro recebeu  o espetáculo “Rasga  Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigido por José Renato.

Em 2000, o teatro passou por uma reforma que redimensionou a área interna e modernizou instalações cênicas. O teatro possui duas salas de espetáculo: a Sérgio Cardoso, com 856 lugares, e a Pascoal Carlos Magno, que comporta 144 espectadores. Desde 2004, o teatro é administrado pela Secretaria da  Cultura em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa).

Da Secretaria da Cultura