Táxis têm até 4 de maio para agendar verificação dos taxímetros

Taxistas que não tiverem os taxímetros verificados podem ser autuados

ter, 24/04/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

Ipem-SP alerta que os taxistas têm até o próximo dia 4 de maio para retirar os boletos para o pagamento da taxa de serviços e agendar a verificação junto ao Ipem-SP. Taxistas que não tiverem os taxímetros verificados podem ser autuados.

A Diretoria de Metrologia Legal e Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, faz um alerta para o cumprimento dos prazos para a regularização dos táxis de São Paulo.

Os taxistas têm até o próximo dia 4 de maio para retirar, em diversas localidades espalhadas na cidade, os boletos bancários para o pagamento da taxa de serviços e agendar a data da verificação dos taxímetros junto ao Ipem-SP.

Para os taxistas autônomos os melhores endereços para retirada do boleto e agendamento são o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo e as oficinas de manutenção de taxímetros cadastradas. Esses locais possuem Internet banda larga e instrumentos para impressão dos boletos. Para os taxistas de frotas e cooperativas, as próprias organizações estão orientando aos associados e funcionários como proceder.

Em seguida, os motoristas devem fazer a alteração no taxímetro para a nova tarifa em uma oficina de manutenção credenciada. Depois disso, na data agendada, devem seguir para um dos quatro postos de atendimento do Ipem-SP, para “correr o taxímetro”.

“Correr o táxi na pista” é o momento em que se dá verificação da conformidade do taxímetro com a nova tarifa. Quando aprovado, o taxímetro recebe o selo e a lacração do Ipem-SP.

Conforme estabelece a portaria Ipem-SP nº 082/07, os serviços de atualização dos taxímetros deverão estar concluídos até o próximo dia 29 de junho. Os taxistas podem escolher um dos quatro postos de verificação. Os postos de verificação do Ipem-SP estão localizados nos seguintes endereços:

· Rua Joaquim Moreira Dias, 352, Vila Alpina, Zona Leste;

· Rua Secondino Domingues, 415 a 443, Vila Independência, Zona Leste;

· Rua Eduardi de Vita Godoy, 19, Parque Maria Domicilia, Zona Oeste;

· Rua Antonio Carlos da Fonseca, 177, Jd. Da Saúde, Zona Sul.

O horário de funcionamento dos postos é das 8 às 16 horas e só serão atendidos os táxis previamente agendados para o dia. Os casos excepcionais serão atendidos no posto-sede da Vila Alpina.

Funcionamento no feriado de 30 de abril

O Ipem-SP informa que os postos de vericação de taxímetros do Ipem-SP funcionarão normalmente na próxima segunda feira, 30 de abril, ainda que o Decreto Estadual nº 51.765, de 20/4/07 suspenda o expediente nesta data. O artigo 5º do referido decreto e o memorando circular da superintendência do Ipem-SP disciplinam o assunto para não ocorrer descontinuidade nos serviços.

Até o dia 23 de abril, 11.082 táxis da capital tiveram os taxímetros verificados. A frota de São Paulo é composta por 32.088 táxis, restando 21.006 equipamentos para serem aferidos.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP