Taxímetros de São Paulo só poderão ser verificados na Vila Alpina

Antes de comparecerem ao local, taxistas devem agendar o serviço pela internet

qui, 10/03/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os 1.220 taxistas da capital paulista que não passaram pela verificação de taxímetros realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, no autódromo de Interlagos, terão que agendar o serviço pela internet (www.ipem.sp.gov.br). Agora a aferição será feito na Delegacia de Ação Regional Leste do Ipem-SP, que fica na Rua Secundino Domingues, 415, Jardim Independência, na Vila Alpina.

De 19 de janeiro a 3 de março, das 18h ás 0h, 31.422  taxistas passaram pelo autódromo para verificar os taxímetros, depois de atualizar o valor da tarifa, reajustado pela Prefeitura de São Paulo em 15 de janeiro. Após a verificação, é proibida a utilização da tabela de valores para cobrar a tarifa do usuário.

Os taxistas que ainda não passaram pela inspeção devem fazer o agendamento e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de taxa do serviço pelo site do Ipem-SP. No ato deverão apresentar os seguintes documentos:

* Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura de São Paulo
* Certificado de registro e licenciamento do veículo
* Certificado de verificação do Ipem-SP, exercício 2010
* GRU quitada

Alerta ao usuário

Depois da operação montada pelo Ipem no autódromo, é importante que o usuário fique atento.  Veja os itens obrigatórios em taxímetros já aferidos pelo Ipem-SP:

* Lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e selo do Inmetro com a frase “verificado até 2012”;
* Valor novo da bandeirada, registrado no início da corrida (Táxi comum: R$ 4,10; táxi especial: R$ 5,13; táxi Luxo: R$ 6,15);
* Etiqueta adesiva do Ipem-SP com a frase: “Taxímetro verificado, proibido uso da tabela”.

Do Ipem-SP