Taxas médias de juros mantêm estabilidade em novembro

Pesquisa do Procon foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro em dez bancos

sex, 16/11/2007 - 14h20 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou em dez instituições financeiras nos dias 5 e 6 de novembro a pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco.

Notou-se maior cautela por parte dos bancos, que praticamente não alteraram suas taxas de juros. Como as taxas continuam altas, o Procon-SP recomenda que o consumidor analise as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras abrem muitas possibilidades de negociação. Neste momento, o empréstimo só é recomendável se for para quitar outros empréstimos/financiamentos cujas taxas sejam maiores.

Empréstimo pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,27% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,26% a.m., o que significa um acréscimo de 0,01 ponto percentual.

A única alta verificada, na modalidade de empréstimo pessoal, partiu do HSBC, que alterou sua taxa de 4,56% para 4,58% a.m., o que significa um acréscimo de 0,02 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,44% em relação à taxa de outubro/07.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

Cheque especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,21% a.m., mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de outubro foi de 8,211% a.m. E neste mês foi de 8,209%, devido à queda da taxa do banco Itaú.

A única queda verificada, no cheque especial, foi do banco Itaú, que alterou a taxa de 8,47% para 8,45% a.m, o que significa um decréscimo de 0,02 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,24% em relação à taxa de outubro.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária – COPOM – do Banco Central, ocorrida em outubro, o maior ciclo de queda da taxa básica de juros foi interrompido. Por unanimidade, o Comitê optou por manter a taxa Selic em 11,25% ao ano. No total, foram dezoito cortes consecutivos desde setembro de 2005 (quando a taxa era de 19,75%).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania