Taxas do cheque especial e de empréstimo ficam estáveis

Pesquisa do Procon aponta que houve queda em comparação com o mesmo período do ano passado

sex, 11/01/2013 - 16h25 | Do Portal do Governo

O ano de 2013 começou sem grandes alterações nas taxas médias dos juros de cheque especial e empréstimo pessoal. Segundo pesquisa da Fundação Procon realizada em 3 de janeiro, as taxas mantiveram-se no mesmo patamar em relação ao mês de dezembro.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Na comparação com as taxas médias do mesmo período do ano passado, o Procon detectou que houve queda de 0,53 ponto percentual na modalidade empréstimo pessoal e de 1,62 ponto percentual na de cheque especial.

Na avaliação do órgão de defesa do consumidor, o resultado apontou, mais uma vez, a postura de cautela adotada pelos bancos em relação a juros já que, pelo terceiro mês consecutivo, as modalidades pesquisadas não apresentaram qualquer alteração.

Cuidados

A diretora de Estudos e Pesquisas do Procon, Valéria Rodrigues Garcia, chama a atenção para cuidados ao contratar um empréstimo. Primeiro, o consumidor deve analisar a real necessidade de crédito antes de comprometer seu orçamento.

As outras dicas são utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; pesquisar linhas de crédito mais baratas; evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.

Do Portal do Governo do Estado