Taxas de juros para pessoa física têm mínimas alterações

Pesquisa do Procon-SP feita em julho detectou pouca diferença no cheque especial e empréstimos pessoais

ter, 17/07/2012 - 11h24 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Fundação Procon-SP apontou uma sensível queda nas taxas de juros para pessoa física no cheque especial e empréstimo pessoal no mês de julho em relação ao mês anterior. No estudo feito em 2 de julho, no cheque especial  a queda foi de 0,31 ponto percentual, passando de 8,36% a.m. para 8,05%.

Com relação ao empréstimo pessoal houve redução de 0,08 ponto percentual na taxa média, passando de 5,50% ao mês (a.m.) para 5,42%. O Procon-SP disponibilizou no seu site uma ferramenta para calcular o custo total do empréstimo ou  financiamento. Clique aqui e faça o cálculo do Custo Efetivo Total (CET).

Desde o dia 3 de março, as instituições financeiras deverão informar ao consumidor, antes da contratação de qualquer operação de crédito ou arrendamento mercantil  (empréstimo pessoal, financiamento de veículo ou outro produto, leasing etc), qual o custo efetivo total com que deverá arcar, como impostos, tarifas, entre outros. A informação deverá constar tanto nos informes publicitários quanto nos contratos firmados.

Do Portal do Governo do Estado