Taxas de juros não sofrem alterações, diz Procon-SP

Média de empréstimo bancário fica em 5,27%, mesmo percentual do mês anterior

seg, 17/12/2007 - 17h32 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou em dez instituições financeiras, nos dias 4 e 5, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Os técnicos do Procon-SP recomendam que o consumidor deve se manter alerta. O Natal é uma importante data comemorativa para o comércio e o clima de festa do mês de dezembro pode induzir os consumidores a comprar mais e a contratar empréstimos.

Neste caso, convém lembrar que, seja qual for o tipo de contratação, as cobranças começarão a aparecer no início do próximo ano, junto com matrículas e materiais escolares, IPVA e outras despesas. É importante, também, planejar o que fazer com o 13º salário, dando prioridade ao pagamento de dívidas.  

Empréstimo pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,27% a.m., mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento das casas decimais. A taxa média de novembro foi de 5,266% a.m. e neste mês foi de 5,268%, devido à alta da taxa do HSBC.

A única variação verificada, na modalidade de empréstimo pessoal, partiu do HSBC, que alterou sua taxa de 4,58% para 4,60% a.m., o que significa um acréscimo de 0,02 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,44% em relação à taxa de novembro/07.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

Cheque especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,21% a.m., mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de novembro foi de 8,209% a.m. e neste mês foi de 8,205%, devido à queda da taxa do Banco do Brasil.

A única variação verificada, no cheque especial, foi do Banco do Brasil, que alterou a taxa de 7,56% para 7,52% a.m, o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,53% em relação à taxa de novembro.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

A reunião de dezembro do Comitê de Política Monetária – COPOM – do Banco Central, que decidiu pela manutenção da taxa Selic em 11,25% ao ano, deu início exatamente no dia da coleta das informações para esta pesquisa (04/12).   Ainda que a coleta tivesse ocorrido depois da reunião, tal fato não alteraria substancialmente o comportamento dos bancos da amostra, já que o ciclo de queda da taxa básica de juros já tinha sido interrompido na reunião de outubro. Os bancos, praticamente, não mexeram em suas taxas.

Do Procon-SP